Jornal de Angola

Pediatria de Luanda vai receber 200 mil dólares/mês

Presidente do Conselho de Administra­ção da petrolífer­a afirmou que a imagem que o hospital apresenta deixa qualquer pessoa sensível às suas necessidad­es

- ALEXA SONHI |

O Hospital Pediátrico David Bernardino, em Luanda, vai passar a beneficiar mensalment­e de 200 mil dólares, doados pela petrolífer­a nacional Sonangol.

A doação da quantia, que vai servir para a compra de medicament­os e de material gastável, surge na sequência da assinatura, ontem, de um protocolo de colaboraçã­o entre a Sonangol e o Hospital Pediátrico de Luanda.

Além dos 200 mil dólares mensais, a Sonangol decidiu entregar este ano à pediatria um outro montante, cujo valor ainda não foi definido, mas que pode ser entre um e dois milhões de dólares, informou o presidente do Conselho de Administra­ção, Carlos Saturnino, que disse ter a empresa tomado esta decisão devido às dificuldad­es constatada­s no hospital público.

O valor adicional a ser desembolsa­do este ano pela Sonangol vai ser usado noutras necessidad­es do Hospital Pediátrico David Bernardino. No acto de assinatura, Carlos Saturnino disse ser uma honra juntar-se aos programas do Executivo, que visam apoiar a saúde das crianças e da população em geral.

O gestor da Sonangol explicou que a doação mensal de 200 mil dólares vai permitir à unidade sanitária planificar melhor as suas acções em função das reais necessidad­es. Carlos Saturnino assegurou que a Sonangol vai fazer “esforços regulares e permanente­s para ajudar a regenerar a saúde de todas as crianças que acorrem à pediatria, um hospital que ainda apresenta uma imagem que deixa qualquer pessoal sensível às suas necessidad­es”.

O Hospital Pediátrico David Bernardino vai dispor, nos próximos tempos, de um Instituto Hematológi­co Pediátrico, para tratar crianças com patologias do sangue.

O director-geral da pediatria, Francisco Domingos, explicou que o serviço hematológi­co que a unidade sanitária pública possui, actualment­e, é pequeno para a grande procura pela população, por ser a unidade sanitária considerad­a centro de atendiment­o ao doente anémico.

Uma outra novidade avançada ontem pelo director da pediatria de Luanda é a abertura deste serviço noutros centros municipais e demais províncias do país.

A construção do Instituto Hematológi­co é financiada pelo Ministério da Saúde.

A obra estava para ser executada em dois anos, mas o período foi alargado por causa da situação financeira que o país atravessa.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra da Saúde esteve presente na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra da Saúde esteve presente na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola