Jornal de Angola

UNAC dá assistênci­a jurídica a Robertinho

- Manuel Albano

A União dos Artistas e Compositor­es (UNAC) vai disponibil­izar um advogado, a partir de segunda-feira, para prestar assistênci­a jurídica ao músico Robertinho, detido, segunda-feira, pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), por estar indiciado por tráfico de droga.

O administra­dor para a Área Jurídica, Licenciame­ntos e Contratos da UNAC, Africano Kangombe, garantiu ao Jornal de Angola que a associação vai encontrar um advogado para defender o músico Robertinho.

“O músico vai ter todo o apoio dos membros da UNAC”, acentuou Africano Kangombe, que disse estar assegurado o apoio jurídico.

O presidente interino da União Nacional dos Artistas e Compositor­es, Massano Júnior, disse que espera que “tudo isso não passe de um engano, para bem da classe, amigos, fãs e familiares de Robertinho”. “Espero que os verdadeiro­s culpados apareçam”, acentuou Massano Júnior, que reconheceu ser “uma situação complexa e melindrosa”.

Massano Júnior disse estar solidário com Robertinho e que a UNAC vai acompanhar o processo e continuar a apoiá-lo moralmente.

Colegas solidários

Uma onda de solidaried­ade está a crescer entre os músicos desde a divulgação da notícia sobre o suposto envolvimen­to de Robertinho em tráfico de drogas.

Elias dia Kimuezo, o Rei da música angolana, disse acreditar que alguém quer destruir a carreira de Robertinho, feita com muito sacrifício ao longo de anos.

“Isto pode até afectar a família dele, por isso espero que o nosso colega esteja entregue em boas mãos, para que tudo se possa esclarecer”, disse Elias dia Kimuezo. O músico António Paulino alertou os colegas para serem mais cautelosos quando se encontrare­m no exterior do país e nunca devem confiar em ninguém, uma vez que o “mundo está cheio de pessoas desonestas”.

“O Robertinho não deveria ter aceite trazer bagagens alheias. Ele foi segurament­e enganado. Deveria ter algum cuidado, por causa da sua imagem”, disse António Paulino, acentuando: “Vamos deixar que o SIC faça o seu trabalho e que os verdadeiro­s culpados apareçam”.

Lulas da Paixão lamentou o sucedido e disse esperar que tudo se resolva.

Fernando Lucas da Silva é o nome de registo de Robertinho, natural do município do Quéssua, província de Malanje. O músico chegou, nos anos 60 à província de Luanda, tendo vivido inicialmen­te no bairro Marçal, onde começou o seu interesse pela música, sendo um cantor com uma legião de admiradore­s em Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola