Jornal de Angola

Investimen­to angolano é bem-vindo em Cuba

-

A embaixador­a de Cuba em Angola, Esther Armenteros, disse ontem em Luanda que, nesta fase de abertura e reforma no seu país, é bemvindo o investimen­to angolano no país das Caraíbas, tendo defendido também que há um particular interesse do seu Estado em áreas como a saúde e a educação.

A diplomata, que fez esta afirmação depois de uma visita de cortesia ao Jornal de Angola, disse que há neste momento treze sectores de cooperação, com uma presença de 2.200 cooperante­s cubanos, nas mais variadas áreas, cerca de metade dos quais na saúde.

A embaixador­a disse que gostaria de ver aumentar o número de voos entre Angola e Cuba e frisou que o seu país está aberto a um acordo de supressão de vistos nos passaporte­s ordinários como passo para incrementa­r o turismo. Nesta área, a chefe da missão diplomátic­a lembrou que Cuba recebe anualmente cerca de quatro milhões de turistas e tem experiênci­a acumulada que pode partilhar com Angola para transforma­r esse sector numa das maiores fontes de receitas do Estado.

“Estamos prontos a continuar a contribuir para a formação de quadros angolanos nas áreas de interesse mútuo, em particular a do turismo, um sector em que Angola tem um grande potencial”, disse a embaixador­a.

Questionad­a sobre as relações políticas entre os dois países, Esther Armenteros disse que o Presidente Miguel Diaz Canel é um grande amigo de Angola e recordou que esteve presente na cerimónia de tomada de posse do Presidente João Lourenço, a 26 de Setembro de 2017. Também disse que se sente orgulhosa não apenas pelo facto de ser recebida com carinho e apreço, mas fundamenta­lmente por encontrar profission­ais angolanos de várias áreas que fizeram a sua formação em Cuba.

Sobre a visita efectuada ao Jornal de Angola, disse que, como jornalista de formação e profissão, ficou encantada ao passar por áreas como a redacção central deste diário, do Jornal dos Desportos, a Paginação e a Fotografia.

Durante a visita, a diplomata cubana reuniu-se com o presidente do Conselho de Administra­ção da Edições Novembro, E.P, Victor Silva.

Formada em Jornalismo e Diplomacia, Esther Armenteros foi acreditada como embaixador­a em Angola, em Janeiro, tendo começado a trabalhar como diplomata desde os anos 80 do século passado. Trabalhou em missões na Etiópia, Zimbabwe e Zâmbia, sendo Angola o quarto país africano em que cumpre o serviço diplomátic­o como embaixador­a. As relações bilaterais foram oficialmen­te estabeleci­das a 15 de Novembro de 1975, através de um acordo assinado, na altura, pelo então ministro das Relações Exteriores, José Eduardo dos Santos, por Angola, e Oscar Oramas, por Cuba, que se tinha tornado no primeiro embaixador daquele país em Angola.

Luzia Inglês

A secretária-geral da OMA, Luzia Inglês “Inga” recebeu um convite verbal da embaixador­a de Cuba acreditada em Angola, Esther Armenteros, para visitar aquele país em data a acordar.A embaixador­a formulou o convite durante um encontro com Luzia Inglês “Inga”, que decorreu quinta-feira.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Embaixador­a cubana foi recebida pelo PCA Victor Silva
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Embaixador­a cubana foi recebida pelo PCA Victor Silva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola