Jornal de Angola

ONU apoia programa de cresciment­o

-

As Nações Unidas vão disponibil­izar, este ano, 21,8 milhões de dólares a Cabo Verde no âmbito do novo programa quinquenal de apoio, que irá priorizar áreas como desenvolvi­mento e cresciment­o sustentáve­l, governação, política pública e justiça.

O plano anual de trabalho conjunto para o ano de 2018 foi assinado na cidade da Praia pelo Governo, entre o Ministério dos Negócios Estrangeir­os e Comunidade­s e o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.

O documento está enquadrado no novo programaqu­adro das Nações Unidas para a Assistênci­a ao Desenvolvi­mento (Undaf) de Cabo Verde, para o período 2018 - 2022, que estava a ser preparado desde o ano passado.

O programa anual está orçado em cerca de 21,8 milhões de dólares, sendo que cerca de 70 por cento do montante já estão disponívei­s e os restantes 30 por cento serão mobilizado­s até ao fim do ano, informou a ONU em Cabo Verde. A representa­ção da ONU no arquipélag­o acrescento­u que o orçamento para o plano de trabalho conjunto de 2018 é superior ao de 2017 em cerca de 24 por cento. Desenvolvi­mento sustentáve­l e capital humano, gestão sustentáve­l dos recursos naturais e da biodiversi­dade, transforma­ção económica e cresciment­o sustentáve­l e inclusivo, governação, política pública e justiça, mobilizaçã­o, coordenaçã­o e eficiência de recursos para o desenvolvi­mento são as áreas temáticas em que o plano irá incidir. Em Junho do ano passado, durante um encontro para preparar o documento, o ministro das Finanças caboverdia­no, Olavo Correia, disse que o Governo quer duplicar o rendimento das famílias nos próximos 10 anos com o novo programa de assistênci­a da ONU.

O último programa foi assinado em 2012 e vigorou até final do ano passado, abrangendo várias áreas como cresciment­o inclusivo e redução da pobreza, consolidaç­ão das instituiçõ­es, democracia e cidadania, redução das desigualda­des e disparidad­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola