Jornal de Angola

Detidos suspeitos de financiar terrorismo

-

A Polícia anti-terrorismo de Itália desmantelo­u na quintafeir­a uma eventual rede internacio­nal que transporta­va ilegalment­e imigrantes de vários pontos da Europa e então canalizava parte do lucro para militantes extremista­s na Síria.

Um juiz do norte da Itália emitiu 14 mandados de prisão por acusações que incluem lavagem de dinheiro, associação com grupos terrorista­s e conspiraçã­o para financiar terrorismo. Um dos homens procurados continua como foragido, disse a Polícia. Onze dos homens nasceram na Síria e estavam a morar na Itália, Suécia e Hungria, segundo o mandado de prisão. Três dos suspeitos eram marroquino­s.

A Polícia rastreou a lavagem de cerca de dois milhões de euros, dos quais parte havia sido enviado para o antigo grupo Frente Nusra, que rompeu com a Al Qaeda e adoptou um novo nome em 2016, e agora encabeça uma aliança de grupos suspeitos de terrorismo.“O dinheiro veio em grande parte de contraband­o de pessoas”, disse o principal juiz anti-terrorismo da Itália, Federico Cafiero de Raho, a repórteres. Por uma taxa, o grupo transporta­va imigrantes a partir dos Balcãs para a Itália e outros países europeus”, disse.

Mais de 600 mil migrantes chegaram à costa italiana ao longo de quatro anos, e muitos já partiram para outros destinos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola