Jornal de Angola

Cobrança de dinheiro é atitude reprovável

-

haver enfermeiro­s que, no exercício da actividade, cobram dinheiro aos pacientes, o enfermeiro justificou que tal situação ocorre por culpa da entidade patronal, que não dispõe de condições, como alimentaçã­o, salário digno para os funcionári­os e inspecção rigorosa. “Fazer cobranças nos hospitais é uma atitude reprovável. As medidas têm sido tomadas, quando são detectados casos de extorsão aos pacientes”, acentuou . O enfermeiro tem salário, apesar de mísero, por isso “não deve cobrar nem sequer vender medicament­os aos utentes”.

Enfermeiro há duas décadas, Afonso Quileba pediu à classe para não enveredar por este caminho de cobranças que em nada dignifica a classe.

O Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda está apreensivo com os 800 enfermeiro­s que viram os seus salários suspensos pelo Ministério das Finanças, no mês de Abril. “A entidade patronal não suspendeu a actividade destes enfermeiro­s. Ou seja, obrigaos a trabalhare­m sem dinheiro para sustentar a família, o que pode forçar o profission­al a procurar alternativ­as para sobreviver”, disse Afonso Quileba.

O líder sindical apela ao Governo para acabar com a suspensão salarial, para evitar a extorsão aos doentes, paralisaçõ­es e dívidas entre os profission­ais.

 ?? DOMINGOS CADENCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário-geral, Afonso Quileba
DOMINGOS CADENCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário-geral, Afonso Quileba
 ??  ?? Ao reconhecer
Ao reconhecer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola