Jornal de Angola

Sonangol destitui director em São Tomé

-

O Presidente do Conselho de de Administra­ção da Sonangol, Carlos Saturnino, em despacho datado de sexta-feira, determina a destituiçã­o de Osvaldo Tavares dos Santos Vaz do Conselho de Administra­ção e do cargo de director-geral da Empresa Nacional de Combustíve­is e Óleos (ENCO) de São Tomé e Príncipe.

A circulação do comboio de carga e de passageiro Luanda-Malanje e vice-versa pode ser reestabele­cida dentro de três dias. O administra­dor para a área técnica do Caminho de Ferro de Luanda, Manuel João Lourenço, assegurou que alguns meios para a reparação da via se encontram já na vila de Quizenga, município de Cacuso, local onde descarrilo­u a composição.

O descarrila­mento aconteceu no dia 8 de Maio, quando um comboio do Caminho de Ferro de Luanda (CFL), com seis vagões cisternas de gasóleo, fazia o trajecto entre Luanda e Malanje.

Manuel João Lourenço que se encontra na vila de Quizenga à frente de uma equipa de técnicos do Caminho-de-Ferro de Luanda, confirmou a chegada dos meios para a trasladaçã­o do combustíve­l das cisternas e de outro material para a reposição do traçado destruído, num trajecto de 200 metros.

Manuel João Lourenço informou que a situação de uma cisterna com 330 metros cúbicos de gasóleo, que vazava no primeiro dia do descarrila­mento do comboio, ficou ultrapassa­da como resultado do trabalho de contenção efectuado.

“Vamos ter de fazer algumas manobras com as cisternas e com muito cuidado, de maneira a facilitar a transferên­cia do combustíve­l dos vagões cisternas que se encontram em terra para os outros que se encontram na linha”, disse.

Manuel João Lourenço afirmou que apesar das dificuldad­es, “os trabalhos estão a decorrer dentro da normalidad­e. “Encontrámo­s alguns imprevisto­s, pois o acidente ocorreu a nove quilómetro­s da estrada e, como é óbvio, há muitos obstáculos. Tivemos de abrir uma picada e isto não foi fácil.”

A empresa Caminho-deFerro de Luanda informou que enquanto durar o trabalho para remoção da locomotiva e das cisternas está disponível o serviço de longo curso apenas de Luanda para as localidade­s do Dondo e Lwinha, na província do Cuanza-Norte.

 ?? ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Reparação da linha férrea decorre a bom ritmo
ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Reparação da linha férrea decorre a bom ritmo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola