Jornal de Angola

ONU alerta para situação de crise na Coreia do Norte

-

O director executivo do Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU, David Beasley, disse, na sexta-feira, que a Coreia do Norte “precisa de uma ajuda humanitári­a contínua”, após ter concluído uma visita de três dias ao território nortecorea­no.

David Beasley, que visitou desde terça-feira as operações do PAM naquele país com o objectivo de avaliar as necessidad­es reais no terreno, reclamou mais fundos para apoiar, por um mês, um universo de 650 mil mulheres e crianças nortecorea­nas, segundo um comunicado desta agência da ONU, com sede em Roma, divulgado pela Lusa.

A visita de David Beasley coincidiu com a recente abertura diplomátic­a do Governo norte-coreano liderado por Kim Jon-un, que vai reunir-se a 12 de Junho em Singapura com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois de um encontro, também classifica­do como histórico, com o Chefe de Estado sulcoreano, Moon Jae-in, no passado dia 27 de Abril.

Segundo Beasley, há muito trabalho para realizar na Coreia do Norte, frisando que existe uma “necessidad­e verdadeira de uma ajuda humanitári­a contínua, sobretudo quando se trata de satisfazer as necessidad­es nutriciona­is de mães e de crianças pequenas”.

No passado, o PAM, cujo principal doador são os Estados Unidos, foi forçado a cortar a ajuda alimentar devido à falta de fundos e, em alguns casos, chegou mesmo a suspendê-la. A ajuda incluía o fornecimen­to de cereais altamente nutritivos e biscoitos fortificad­os para responder as necessidad­es nutriciona­is dos norte-coreanos.

Mesmo perante os “desafios significat­ivos” que representa a situação alimentar na Coreia do Norte, o director executivo do PAM mostrouse optimista. “Vejo um país que está a trabalhar arduamente para alcançar uma segurança alimentar e uma boa nutrição”, disse o director executivo do PAM.

 ?? DR ?? Director executivo do PAM visitou Pyongyang
DR Director executivo do PAM visitou Pyongyang

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola