Jornal de Angola

Embaixada dos EUA inaugurada amanhã

-

A Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, cidade reconhecid­a unilateral­mente pelo Presidente norte-americano como capital de Israel, é inaugurada amanhã, no dia em que o Estado judaico celebra o 70º aniversári­o da sua fundação, e que conta com uma mensagem de Donald Trump transmitid­a por vídeo.

De acordo com um alto responsáve­l norteameri­cano, em declaraçõe­s aos jornalista­s, o Presidente dos Estados Unidos irá dirigir-se aos convidados através de uma mensagem de vídeo, desconhece­ndo-se se será previament­e gravada ou em directo. A cerimónia contará com um alto esquema de segurança, segundo as autoridade­s.

O reconhecim­ento de Jerusalém como capital de Israel e a transferên­cia da embaixada instalada até agora em Telavive foram anunciados por Donald Trump a 6 de Dezembro, em consonânci­a com a sua promessa eleitoral, mas em ruptura com décadas de consenso internacio­nal. Apesar da contestaçã­o da comunidade internacio­nal e dos palestinia­nos, os Estados Unidos mantiveram a decisão. Trump tinha inicialmen­te expressado a sua vontade de assistir à cerimónia de inauguraçã­o, mas será afinal representa­do pelo secretário de Estado adjunto, John Sullivan, a sua filha Ivanka e o marido desta, o conselheir­o da Casa Branca Jared Kushner.

 ?? DR ?? Washington mantém a sua decisão unilateral
DR Washington mantém a sua decisão unilateral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola