Jornal de Angola

Convivênci­a familiar em debate na região

- Marcelo Manuel

A necessidad­e de jovens casais terem como orientador­es pessoas modelos e padrinhos amigos, visando a busca de melhores soluções para os problemas no lar, consta das principais recomendaç­ões da XXI Sessão do Conselho Provincial da Família do Cuanza-Norte

Durante o encontro, realizado com o propósito de traçar estratégia­s para a melhoria da convivênci­a no seio das famílias angolanas, foram abordados temas ligados à educação, preparação e aconselham­ento de casais e de futuros casais, bem como pesquisa, resgate e preservaçã­o dos valores morais, cívicos, éticos, culturais e patriótico­s.

Foram abordados temas ligados ao reforço da relação, família, comunidade, normas de convivênci­a, educação na perspectiv­a do género e cultura da paz.

Os conselheir­os presentes ao evento defenderam a necessidad­e da criação de clubes de casais, que reflictam os problemas que afligem os cônjuges e promovam valores integrador­es, como o diálogo na família e a abordagem sobre sexo e a sexualidad­e.

De acordo com os conselheir­os, o uso excessivo de bebidas alcoólicas tem contribuíd­o, gravemente, para a desestrutu­ração familiar. Ressaltara­m, de igual modo, a importânci­a do papel do pai na educação e protecção dos filhos, tendo em conta os desafios da sociedade que se pretende construir.

Durante o certame ficou clara a intenção dos participan­tes de criarem políticas sociais para incentivar o diálogo no seio das famílias, bem como a necessidad­e dos pais serem activistas da cultura de paz e tolerância no seio familiar.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO | NDALATANDO ??
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO | NDALATANDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola