Jornal de Angola

Chegada de mais atletas amplia leque de opções

Selecção Nacional volta a perder no Provincial de Luanda mas ganha consistênc­ia e adquire experiênci­a competitiv­a

- Armindo Pereira

A integração de Teresa Miguel e Odeth Mbemba nos trabalhos da Selecção Nacional feminina Sub-17 de basquetebo­l constitui a principal novidade no grupo que projecta a estreia no Campeonato do Mundo da categoria, a disputar-se de 21 a 29 de Julho, na cidade de Minsk, capital da Bielorrúss­ia.

O conjunto às ordens da selecciona­dora Elisa Pires vê alargado o leque de opções com a integração das jogadoras afectas ao Interclube de Benguela, depois da chegada há uma semana de Nelma Cunha, da Casa Pessoal do Porto do Lobito.

Das 24 atletas pré-convocadas, apenas Aléxia Dizeko (Sion da Suíça) e Rafaela Henriques ( Casa do Benfica do Montejo de Portugal) encontram-se ausentes. A integração delas acontece apenas na segunda quinzena de Junho, altura em que o “cinco” nacional tem agendado dois torneios internacio­nais, na Rússia.

A equipa tem estado a competir no Campeonato Provincial sénior feminino de Luanda, a pedido do corpo técnico, com o intuito de dar rodagem competitiv­a, tendo em vista as adversidad­es que terá pela frente no Campeonato do Mundo. Ontem, para a primeira jornada da segunda volta do provincial, a selecção perdeu por 8127, com já desfavoráv­eis 4117, ao intervalo.

No final do encontro, a treinadora adjunta, Irene Guerreiro, disse que apesar da derrota a equipa cumpriu com um dos objectivos: não sofrer mais de 25 pontos em cada quarto.

Evolução paulatina

O mesmo não se pode dizer do capítulo ofensivo. Ao longo da partida, a dupla técnica chamou constantem­ente atenção às jogadoras sobre o posicionam­ento em campo, sobretudo na saída para o ataque, onde ainda se assiste um número consideráv­el de perdas de bola.

“Apesar de ainda existirem algumas lacunas ofensivas, situação que pensamos superar e corrigir nos trabalhos que formos realizando ao longo da semana, defensivam­ente não estamos mal. A equipa cumpriu com alguns pressupost­os”, analisou Irene Guerreiro.

No provincial, a equipa tem feito dois jogos por semana, às quintas e aos sábados. Segunda-feira, o grupo regressa ao pavilhão anexo II da Cidadela.

De manhã vai realizar uma sessão mais voltada para a componente física. À tarde, o apronto tem maior incidência nos aspectos técnicos e tácticos.

Terça-feira, a selecção tem apenas uma sessão agendada e duas na quartafeir­a, antes da ronda do provincial. O mesmo ocorre na sexta-feira.

Segundo a ex-internacio­nal angolana, de momento a equipa técnica não está muito preocupada com os níveis a atingir.

“Isso faz parte de um processo, e no momento certo vamos atingir este desiderato. É um processo paulatino, e não pretendemo­s queimar etapas. As meninas têm estado a correspond­er às expectativ­as”, revelou a adjunta de Elisa Pires.

O combinado nacional vai disputar a fase preliminar do Campeonato do Mundo de Sub-17 inserido no Grupo D, com as similares da Austrália, actual campeã mundial, Letónia e Canadá.

“Apesar de ainda existirem algumas lacunas ofensivas, situação que pensamos superar e corrigir ao longo da semana, defensivam­ente não estamos mal. A equipa cumpriu com alguns pressupost­os”

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Elisa Pires espera ver melhorada a percentage­m de lançamento­s na próxima jornada
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Elisa Pires espera ver melhorada a percentage­m de lançamento­s na próxima jornada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola