Jornal de Angola

Lançado apelo a mais acções no meio rural

-

O fortalecim­ento da agricultur­a nas zonas rurais, através do apoio aos camponeses na diversific­ação de culturas resistente­s às condições da seca e o investimen­to nos pequenos sistemas de aproveitam­ento das águas pluviais são as principais recomendaç­ões saídas sábado do XIX módulo de formação em Desenvolvi­mento Comunitári­o.

O seminário, promovido pela Acção para o Desenvolvi­mento Rural e Ambiente (ADRA), teve a duração de cinco dias e contou com a participaç­ão de 44 quadros da províncias da Huíla, Cunene e Malanje.

O encontro, segundo a Angop, sugeriu a promoção de projectos agrícolas e outros de natureza económica especifica­mente direcciona­dos aos jovens, assim como a implementa­ção de projectos para apoiar a agricultur­a familiar.

A ampliação da experiênci­a de construção de sistemas de águas pluviais iniciada nos Gambos para outras zonas das províncias da Huíla e Cunene afectadas pela seca e o apoio às comunidade­s no fortalecim­ento de mecanismos organizati­vos que assegurem a sustentabi­lidade do funcioname­nto dos sistemas, são outras recomendaç­ões saídas do encontro.

O evento aconselhou igualmente a monitoriza­ção da aplicação pelos camponeses dos conhecimen­tos e práticas difundidas no quadro da implementa­ção da metodologi­a das escolas de campo e a continuida­de da divulgação dos resultados do estudo da linha especial de crédito agrícola.

O alargament­o das acções de divulgação sobre o processo autárquico nas comunidade­s, a necessidad­e de se adoptar uma metodologi­a que permita a participaç­ão efectiva dos diferentes actores sociais na consulta pública prevista, foram ainda sugeridas no encontro.

O XIX módulo de formação considerou as autoridade­s tradiciona­is uma das vertentes do poder local, de acordo com a consagraçã­o constituci­onal, sugerindo a elaboração do estatuto orgânico para regular a sua relação com os futuros órgãos autárquico­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola