Jornal de Angola

Emergência­s Médicas socorrem 250 pacientes

- Flávia Massua

O Instituto Nacional de Emergência­s Médicas (INEMA) na província da Lunda-Sul socorreu, de Janeiro a Maio, cerca de 250 pessoas, dos 4 aos 72 anos, na via pública, em residência­s e locais de eventos, vítimas de acidentes de viação ou de doença.

O balanço foi ontem apresentad­o à imprensa, pelo coordenado­r provincial do INEMA, Miguel Clemente, que se queixou do défice de técnicos na missão que realiza a sua instituiçã­o. Para uma cobertura razoável, o especialis­ta em doenças infecciosa­s disse ser necessário um mínimo de três médicos, dez enfermeiro­s, quatro motoristas, dois dos quais de motorizada­s, para totalizar 38 técnicos.

Sobre os meios técnicos existentes, Miguel Clemente disse estarem bem servidos, faltando apenas trabalhado­res, sobretudo nas zonas de difícil acesso, para melhorar a prestação de serviços à população.

Com a recepção recente de seis novas ambulância­s, totalmente equipadas, entregues pelo governo local, “demos um salto qualitativ­o na dinâmica do nosso trabalho”, disse o médico especialis­ta em infecciolo­gia.

Diferente de algum tempo atrás, actualment­e é frequente ouvir-se a sirene de ambulância­s por quase toda a parte da cidade. Os munícipes Augusto Relva e Anastácia Miguel, que sustentam essa afirmação, foram este ano socorridos pelo INEMA na via pública, depois de um acidente de moto. Eles explicaram que desconheci­am que as ambulância­s funcionava­m em Saurimo. Este facto, levou-os a elogiar a prestação do sector da saúde e do governo.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? INEMA precisa de mais técnicos para melhorar os serviços
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO INEMA precisa de mais técnicos para melhorar os serviços

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola