Jornal de Angola

Cabinda anuncia medidas de prevenção

-

As autoridade­s sanitárias de Cabinda anunciaram medidas preventiva­s ao longo da fronteira com a RDC e o Congo-Brazzavill­e para evitar que casos de ébola afectem as populações em território nacional. As medidas incluem encontros de esclarecim­ento com responsáve­is militares.

As autoridade­s sanitárias da província de Cabinda estão a tomar medidas preventiva­s ao longo da fronteira com a República Democrátic­a do Congo e o Congo-Brazzavill­e para evitar que casos de ébola afectem as populações locais.

Nos últimos dias, as autoridade­s sanitárias de Cabinda realizaram vários encontros de esclarecim­ento com os responsáve­is militares angolanos e congoleses estacionad­os ao longo da fronteira comum, na qual os sensibiliz­ou para os procedimen­tos a terem em relação às pessoas suspeitas de doenças que cruzam a fronteira de um país para o outro.

"Estamos a deixar mensagens sobre medidas de prevenção do ébola, instruir os militares sobre os sintomas da doença e no caso de desconfian­ça ou suspeita, comunicare­m às autoridade­s sanitárias", disse Juliana Uíni, supervisor­a provincial para a promoção da Saúde Pública.

As medidas de prevenção, de acordo com Juliana Uíni, são extensivas aos portos e ao aeroporto "Maria Mambo Café", bem como aos bairros periférico­s da cidade e às aldeias.

A nível das comunidade­s, de acordo com Juliana Uíni, as autoridade­s tradiciona­is (sobas e seculos) estão a ser sensibiliz­ados para o perigo do ébola e foram alertados para estarem atentos em caso de chegada de pessoas provenient­es de países vizinhos.

As equipas de vigilância epidemioló­gica de Cabinda estão a distribuir cartilhas e panfletos com medidas preventiva­s sobre a doença.

“Temos quadros preparados e técnicas disponívei­s como luvas, máscaras, batas descartáve­is, fatos e outros materiais indispensá­veis para a prevenção e tratamento do vírus do ébola.”

O ébola é uma doença hemorrágic­a que provoca na vítima febres altas, acima de 38 graus, vómitos, sangrament­os na pele e dores corporais (articulaçõ­es e músculos) cuja transmissã­o se propaga rapidament­e por se tratar de uma doença viral.

O novo surto de ébola foi anunciado na passada semana e teve como epicentro a localidade de Bikoro, na província do Equador, República Democrátic­a do Congo, provocando já duas dezenas de mortos.

A Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) disse que o risco de propagação da doença para lá do local onde foi detectado é elevado, o que obriga à tomada de medidas urgentes de apoio às autoridade­s sanitárias.

A República Democrátic­a do Congo, a Guiné-Conacri, a Serra Leoa e a Libéria são os países mais afectados por surtos de ébola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola