Jornal de Angola

Secretário de Estado anuncia produção de energia solar

Autoridade­s anunciam acordo com o Banco Mundial para financiar geração de electricid­ade de fontes renováveis em potência que permita a sua adição à rede de distribuiç­ão e influencie a redução de tarifas

- Ana Paulo

Foram identifica­dos alguns parques solares no quadro de um mapeamento que conclui que Angola está preparada e tem plenas condições para utilizar o sistema de energia solar ligada à rede

O Ministério da Energia e Águas (MINEA) decidiu aplicar um projecto de produção de energia solar em grande escala, para expandir o consumo de electricid­ade com base em soluções sustentáve­is, soube na segundafei­ra o Jornal de Angola de fonte oficial.

O secretário de Estado para a Energia, António Belsa, apresentou num seminário realizado na segunda-feira, com a participaç­ão de representa­ntes do Banco Mundial e do sector privado, o “Scaling Solar” (Redimensio­namento Solar), o projecto adoptado pelo MINEA para que se passem a empregar soluções sustáveis, do ponto de vista ambiental e económico.

A decisão persegue a expansão do acesso à energia, para explorar entre outras fontes o vasto potencial solar do país e enquadra-se no Plano de Acção do Governo 20182022, dada a importânci­a da energia eléctrica no desenvolvi­mento do país e a melhoria das condições de vida das populações.

O projecto permite reduzir o tempo de desenvolvi­mento e a incerteza dos investidor­es no domínio da oferta de bens e serviços públicos, como a electricid­ade, assim como estabelece­r tarifas que beneficiem os consumidor­es.

O secretário de Estado frisou o apoio das instituiçõ­es do Grupo Banco Mundial, “como importante­s parceiras dos programas de desenvolvi­mento de Angola”, que abraçam agora uma nova cooperação para a aplicação de projectos de energias renováveis, como a solar foto voltaica em grande escala.

António Belsa realçou a perspectiv­a do projecto contar com a participaç­ão de empresas distribuid­oras de energia eléctrica do sector privado, que logo que o Governo assinar o contrato com o Banco Mundial, podem aderir à parceria por intermédio de concursos públicos. A directora Nacional de Energias Renováveis, Sandra Cristóvão, garantiu que já foram identifica­dos alguns parques solares no quadro de um mapeamento que conclui que Angola está pre- parada e tem plenas condições para utilizar o sistema de energia solar ligada à rede, de Cabinda ao Cunene.

O país utiliza energia solar, mas em pequenos sistemas isolados e implementa­dos nas províncias do Zaire, Bié, Lunda-Norte, LundaSul, Moxico, Cunene, Huíla, Cuando Cubango e Cuanza-Sul.

Esses projectos foram aplicados em infra-estruturas de zonas que não beneficiav­am de energia eléctrica social, como postos médicos, hospitais e escolas. Agora, as autoridade­s elevaram o nível de compromiss­o quanto à utilização desse tipo de energias: “aqui, não se trata de redução de custos, mas de expandir a energia eléctrica para a melhoria de vida da população nestas zonas”, frisou Sandra Cristóvão.

A directora definiu o Redimensio­namento Solar como uma solução integrada, para que os governos mobilizem rapidament­e investimen­tos privados em projectos de energia solar foto voltaica conectados à rede eléctrica.

O MINEA já tem alguns programas de implementa­ção desses sistemas, com a primeira e segunda fase terminada, mas “a capacidade instalada é ainda pequena, comparada à das centrais hídricas e térmicas que existem no país”.

O seminário ajuda a implementa­r este projecto, dada a participaç­ão de representa­ntes dos sectores público e privado, considerou Sandra Cristóvão.

Informaçõe­s obtidas durante o encontro, indicam que projectos do género foram aplicados em quatro países africanos, como a Zâmbia, onde representa­m uma potência total de 70,1 Megawatts e se conseguiu baixar a tarifa para uma média de seis cêntimos de dólar, no Senegal, onde baixou 60 por cento, bem como na Etiópia e Madagáscar, também com resultados positivos

 ??  ??
 ?? DR ?? Angola já utiliza energia solar em pequenos sistemas isolados, mas os novos projectos elevam o nível de compromiss­o do Governo para com as fontes renováveis
DR Angola já utiliza energia solar em pequenos sistemas isolados, mas os novos projectos elevam o nível de compromiss­o do Governo para com as fontes renováveis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola