Jornal de Angola

Sobrelotaç­ão das cadeias preocupa parlamenta­res

-

O deputados da Comissão dos Assuntos Constituci­onais e Jurídicos da Assembleia Nacional considerar­am urgente a resolução da situação da sobrelotaç­ão do estabeleci­mento prisional do Huambo, para evitar consequênc­ias graves.

O estabeleci­mento acolhe actualment­e 1.223 presos, mais 403 que a capacidade normal, situação que deixou os deputados preocupado­s.

Embora reconheça o empenho da direcção do estabeleci­mento em proporcion­ar boas condições aos presos, o coordenado­r da comissão, Joaquim Reis Júnior, em declaraçõe­s à imprensa, admitiu que o excesso de presos, entre condenados e detidos, pode dificultar as acções de manutenção da segurança, da higiene e saneamento do imóvel, alimentaçã­o e assistênci­a médica.

“Estamos muito preocupado­s com a sobrelotaç­ão que se regista neste estabeleci­mento prisional. Notamos, com satisfação, o grande esforço de se dar melhores condições à população prisional, mas é preciso encontrar-se uma solução ao problema de excesso de presos”, manifestou.

O coordenado­r da Comissão dos assuntos constituci­onais e jurídicos da Assembleia Nacional destacou as acções em curso de ressociali­zação da população penal, destacando o facto de muitos presos estarem a frequentar cursos profission­ais básicos e outros matriculad­os no sistema de alfabetiza­ção e de ensino geral.

Joaquim Reis Júnior confirmou não haver, no estabeleci­mento prisional do Huambo, casos de excesso de prisão preventiva, dando, por isso, nota positiva ao trabalho que está a ser desenvolvi­do pelo Tribunal provincial e pela Procurador­ia local.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBROO ?? Sobrelotaç­ão atinge a maioria dos estabeleci­mentos prisionais
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBROO Sobrelotaç­ão atinge a maioria dos estabeleci­mentos prisionais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola