So­bre­lo­ta­ção das ca­dei­as pre­o­cu­pa par­la­men­ta­res

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O de­pu­ta­dos da Co­mis­são dos As­sun­tos Cons­ti­tu­ci­o­nais e Ju­rí­di­cos da As­sem­bleia Na­ci­o­nal con­si­de­ra­ram ur­gen­te a re­so­lu­ção da si­tu­a­ção da so­bre­lo­ta­ção do es­ta­be­le­ci­men­to pri­si­o­nal do Huambo, pa­ra evi­tar con­sequên­ci­as gra­ves.

O es­ta­be­le­ci­men­to aco­lhe ac­tu­al­men­te 1.223 pre­sos, mais 403 que a ca­pa­ci­da­de nor­mal, si­tu­a­ção que dei­xou os de­pu­ta­dos pre­o­cu­pa­dos.

Em­bo­ra re­co­nhe­ça o em­pe­nho da di­rec­ção do es­ta­be­le­ci­men­to em pro­por­ci­o­nar bo­as con­di­ções aos pre­sos, o co­or­de­na­dor da co­mis­são, Jo­a­quim Reis Jú­ni­or, em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, ad­mi­tiu que o ex­ces­so de pre­sos, en­tre con­de­na­dos e de­ti­dos, po­de di­fi­cul­tar as ac­ções de ma­nu­ten­ção da se­gu­ran­ça, da hi­gi­e­ne e sa­ne­a­men­to do imó­vel, ali­men­ta­ção e as­sis­tên­cia mé­di­ca.

“Es­ta­mos mui­to pre­o­cu­pa­dos com a so­bre­lo­ta­ção que se re­gis­ta nes­te es­ta­be­le­ci­men­to pri­si­o­nal. No­ta­mos, com sa­tis­fa­ção, o gran­de es­for­ço de se dar me­lho­res con­di­ções à po­pu­la­ção pri­si­o­nal, mas é pre­ci­so en­con­trar-se uma so­lu­ção ao pro­ble­ma de ex­ces­so de pre­sos”, ma­ni­fes­tou.

O co­or­de­na­dor da Co­mis­são dos as­sun­tos cons­ti­tu­ci­o­nais e ju­rí­di­cos da As­sem­bleia Na­ci­o­nal des­ta­cou as ac­ções em cur­so de res­so­ci­a­li­za­ção da po­pu­la­ção pe­nal, des­ta­can­do o fac­to de mui­tos pre­sos es­ta­rem a fre­quen­tar cur­sos pro­fis­si­o­nais bá­si­cos e ou­tros ma­tri­cu­la­dos no sis­te­ma de al­fa­be­ti­za­ção e de en­si­no ge­ral.

Jo­a­quim Reis Jú­ni­or con­fir­mou não ha­ver, no es­ta­be­le­ci­men­to pri­si­o­nal do Huambo, ca­sos de ex­ces­so de pri­são pre­ven­ti­va, dan­do, por is­so, nota po­si­ti­va ao tra­ba­lho que es­tá a ser de­sen­vol­vi­do pe­lo Tri­bu­nal pro­vin­ci­al e pe­la Pro­cu­ra­do­ria lo­cal.

DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBROO

So­bre­lo­ta­ção atin­ge a mai­o­ria dos es­ta­be­le­ci­men­tos pri­si­o­nais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.