Lan­ça­do aler­ta pa­ra per­sis­tên­cia de con­fli­tos

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

A per­sis­tên­cia da vi­o­lên­cia, o res­sur­gi­men­to de no­vos fo­cos de ten­são, a frag­men­ta­ção dos gru­pos ar­ma­dos e a mul­ti­pli­ca­ção dos con­fli­tos a ní­vel lo­cal, de­te­ri­o­ra­ram se­ri­a­men­te as con­di­ções hu­ma­ni­tá­ri­as na Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na, aler­tou a Co­or­de­na­ção dos As­sun­tos Hu­ma­ni­tá­ri­os (OCHA).

De­vi­do à cri­se hu­ma­ni­tá­ria na RCA, qua­se uma cri­an­ça em ca­da se­te mor­re an­tes do seu quin­to ani­ver­sá­rio na­ta­lí­cio e qua­se uma mu­lher em ca­da 100 mor­re na sequên­cia do seu par­to, dis­se Jo­seph In­gan­ji, res­pon­sá­vel da Co­or­de­na­ção dos As­sun­tos Hu­ma­ni­tá­ri­os na RCA.

Ape­nas um ter­ço das cri­an­ças cen­tro-afri­ca­nas são imu­ni­za­das e dois cen­tro-afri­ca­nos em ca­da três têm aces­so à água po­tá­vel e ao sa­ne­a­men­to, acres­cen­tou.

Du­ran­te a sua ex­po­si­ção, Jo­seph In­gan­ji in­for­mou que “um cen­tro-afri­ca­no em ca­da três es­tá em si­tu­a­ção de in­se­gu­ran­ça ali­men­tar, num país on­de 80 por cen­to da po­pu­la­ção (qua­tro mi­lhões e 595 mil, em 2016) vi­vem da agri­cul­tu­ra”.

Tam­bém dis­se que 6 por cen­to das fa­mí­li­as, ou se­ja 295 mil pes­so­as, es­tão nu­ma in­se­gu­ran­ça ali­men­tar se­ve­ra.

Além dis­so, 58 por cen­to das in­fra-es­tru­tu­ras sa­ni­tá­ri­as são ad­mi­nis­tra­das por ac­to­res hu­ma­ni­tá­ri­os e es­for­ços de re­cons­tru­ção dos ser­vi­ços so­ci­ais bá­si­cos, co­mo a saú­de e a edu­ca­ção, es­tão em pe­ri­go de­vi­do ao res­sur­gi­men­to das vi­o­lên­ci­as, afir­mou o res­pon­sá­vel.

Se­gun­do o Fun­do das Nações Unidas pa­ra a In­fân­cia (UNI­CEF), uma cri­an­ça em ca­da três es­tá fo­ra da es­co­la na RCA cor­ren­do o ris­co de se­rem re­cru­ta­das por gru­pos ar­ma­dos.

Além dis­so, os des­lo­ca­men­tos re­pe­ti­ti­vos das po­pu­la­ções mi­nam a pro­du­ção agrícola e pro­vo­cam uma de­pen­dên­cia da aju­da ali­men­tar de emer­gên­cia.

Nas zo­nas afec­ta­das pe­la vi­o­lên­cia, um ter­ço das mu­lhe­res fo­ram ví­ti­mas da vi­o­lên­cia se­xu­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.