Pyongyang ame­a­ça can­ce­lar a ci­mei­ra

Jornal de Angola - - MUNDO -

A Co­reia do Nor­te ame­a­çou can­ce­lar a ci­mei­ra com os Es­ta­dos Uni­dos e sus­pen­deu con­ver­sa­ções com a vi­zi­nha Co­reia do Sul. Em cau­sa es­tão exer­cí­ci­os mi­li­ta­res con­jun­tos dos EUA e da Co­reia do Sul que a Co­reia do Nor­te diz que têm co­mo ob­jec­ti­vo in­va­dir o país.

A in­for­ma­ção avan­ça­da ini­ci­al­men­te pe­la KCNA, a agên­cia de no­tí­ci­as nor­te­co­re­a­na, re­fe­ria que as ne­go­ci­a­ções com Seul po­de­ri­am es­tar em ris­co, sen­do que uma agên­cia sul-co­re­a­na adi­an­tou mes­mo que a reu­nião en­tre as du­as Co­rei­as que es­ta­va agen­da­da pa­ra on­tem foi can­ce­la­da.

As ra­zões des­te po­ten­ci­al vol­ta-fa­ce es­tão re­la­ci­o­na­das com os exer­cí­ci­os mi­li­ta­res con­jun­tos dos Es­ta­dos Uni­dos e da Co­reia do Sul.

Pyongyang con­si­de­ra que os exer­cí­ci­os “Max Thun­der” ser­vem de en­saio pa­ra in­va­dir o país.

“Es­te exer­cí­cio que pre­ten­de atin­gir-nos, e que es­tá a de­cor­rer na Co­reia do Sul, é um de­sa­fio fla­gran­te à de­cla­ra­ção de Pan­mun­jon e uma pro­vo­ca­ção mi­li­tar in­ten­ci­o­nal que con­tra­ria o de­sen­vol­vi­men­to po­lí­ti­co po­si­ti­vo na pe­nín­su­la da Co­reia”, adi­an­ta a KCNA.

Os exer­cí­ci­os mi­li­ta­res en­tre Washing­ton e Seul co­me­ça­ram na pas­sa­da sex­ta-fei­ra com cer­ca de 100 aviões de guer­ra.

Os Es­ta­dos Uni­dos e a Co­reia do Sul cos­tu­mam re­a­li­zar com re­gu­la­ri­da­de es­tes exer­cí­ci­os pa­ra pra­ti­ca­rem a de­fe­sa do país no sul da pe­nín­su­la co­re­a­na.

An­tó­nio Gu­ter­res

O Se­cre­tá­rio-Ge­ral das Nações Unidas, An­tó­nio Gu­ter­res, dis­se on­tem es­pe­rar “que o bom sen­so pre­va­le­ça” e que as ci­mei­ras da Co­reia do Nor­te com a Co­reia do Sul e os Es­ta­dos Uni­dos te­nham efec­ti­va­men­te lu­gar e se­jam um su­ces­so. “Es­pe­ro que, no fi­nal, o bom sen­so pre­va­le­ça e es­pe­ro que as ci­mei­ras se re­a­li­zem e que te­nham su­ces­so”, de­cla­rou Gu­ter­res, nu­ma con­fe­rên­cia de im­pren­sa em Bru­xe­las após um en­con­tro de tra­ba­lho na se­de da Co­mis­são Eu­ro­peia.

DR

Ma­no­bras mi­li­ta­res pro­vo­cam a ira da Co­reia do Nor­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.