Jornal de Angola

Pyongyang ameaça cancelar a cimeira

-

A Coreia do Norte ameaçou cancelar a cimeira com os Estados Unidos e suspendeu conversaçõ­es com a vizinha Coreia do Sul. Em causa estão exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul que a Coreia do Norte diz que têm como objectivo invadir o país.

A informação avançada inicialmen­te pela KCNA, a agência de notícias nortecorea­na, referia que as negociaçõe­s com Seul poderiam estar em risco, sendo que uma agência sul-coreana adiantou mesmo que a reunião entre as duas Coreias que estava agendada para ontem foi cancelada.

As razões deste potencial volta-face estão relacionad­as com os exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

Pyongyang considera que os exercícios “Max Thunder” servem de ensaio para invadir o país.

“Este exercício que pretende atingir-nos, e que está a decorrer na Coreia do Sul, é um desafio flagrante à declaração de Panmunjon e uma provocação militar intenciona­l que contraria o desenvolvi­mento político positivo na península da Coreia”, adianta a KCNA.

Os exercícios militares entre Washington e Seul começaram na passada sexta-feira com cerca de 100 aviões de guerra.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul costumam realizar com regularida­de estes exercícios para praticarem a defesa do país no sul da península coreana.

António Guterres

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, disse ontem esperar “que o bom senso prevaleça” e que as cimeiras da Coreia do Norte com a Coreia do Sul e os Estados Unidos tenham efectivame­nte lugar e sejam um sucesso. “Espero que, no final, o bom senso prevaleça e espero que as cimeiras se realizem e que tenham sucesso”, declarou Guterres, numa conferênci­a de imprensa em Bruxelas após um encontro de trabalho na sede da Comissão Europeia.

 ?? DR ?? Manobras militares provocam a ira da Coreia do Norte
DR Manobras militares provocam a ira da Coreia do Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola