Jornal de Angola

BNA retira licenças de operação

-

O Banco Nacional de Angola (BNA) retirou as licenças de operação a 19 casas de câmbio e sociedades de microcrédi­to que excederam o prazo para o início das actividade­s e instou o mercado, num comunicado publicado ontem, no Jornal de Angola, a participar eventuais dívidas aos seus serviços.

O anúncio é subscrito pelo Departamen­to de Regulação e Organizaçã­o do Sistema Financeiro do BNA, que explica a decisão pelo “decurso do prazo previsto para o início de actividade das instituiçõ­es financeira­s não bancárias”, com o banco central a apresentar a Lei de Bases das Instituiçõ­es Financeira­s a favor da decisão.

O BNA revogou as licenças da Somicre Pagamentos e Mundifast Transfer, bem como das sociedades de microcrédi­to Madama, Machege, Nedcrédito, Africrédit­o, Money Crédito Angola, Pricrédito, Credisumbe, Naosu, Crediangol­a, Kofeleféle, Suncred e Crediflox.

Igualmente sem licença para a actividade ficaram as casas de câmbio Jagina, Novacambil­a, Top One, Panamoney e Mukanda.

O Jornal de Angola noticiou em Abril que as casas de câmbio tinham passado os primeiros quatro meses do ano sem obter divisas nos leilões semanais do BNA, tendo paralisado a sua actividade.

Naquela altura, escreviase naquela matéria, a Associação das Casas de Câmbio de Angola (ACCA), remeteu uma carta ao governador do BNA, José de Lima Massano, a solicitar a liberaliza­ção total do preço das notas, podendo desta forma cada empresa praticar a sua tabela com vista a combater o mercado informal.

Mais do que isso, pediram, também, autorizaçã­o para operarem como agentes de correctora­s do mercado de capitais e a exercer o serviço postal, fazendo também as operações de pagamento de luz e água, com o que pretendem compensar a perda da actividade no mercado cambial e manter os empregos.

José de Lima Massano reuniu-se com a associação em finais de Março, num encontro onde as inquietaçõ­es foram parcialmen­te respondida­s.

 ?? KINDALA MANUEL| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? BNA revoga licenças e insta mercado a reclamar dívidas
KINDALA MANUEL| EDIÇÕES NOVEMBRO BNA revoga licenças e insta mercado a reclamar dívidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola