Jornal de Angola

Líder sindical diz que Universida­des privadas exploram o homem

-

do Sindicato dos Professore­s do Ensino Superior afirmou que não há regulament­ação da carreira docente nas universida­des privadas, um elemento determinan­te nas instituiçõ­es do ensino superior. “Hoje, todo mundo é professor. O indivíduo que acaba a licenciatu­ra, por ser filho ou amigo, e para pagar pouco, os promotores preferem estes licenciado­s em detrimento dos mestres e doutores e não há uma inspecção escolar no ensino superior.”

Eduardo Peres asseverou que “o problema salarial nas universida­des privadas deixa muito a desejar, porque está reservado unicamente ao critério da entidade patronal, no caso o promotor.” Informou que os professore­s em muitas destas universida­des assinam um acordo, mas depois élhes pago um salário miserável, ou seja, muito abaixo da realidade.

“Há sempre uma mentira pública e o ministério deve actuar”, revelou, afirmando que as instituiçõ­es privadas do ensino superior enganam e exploram o pessoal docente. “Os professore­s que só trabalham nas instituiçõ­es do ensino privado são explorados. Há exploração de homens. Os salários são indicados a bel-prazer pelos promotores. O sindicato, no quadro da iniciativa legislativ­a, vai trabalhar na elaboração de uma regulament­ação”, frisou.

 ??  ?? O secretário- geral
O secretário- geral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola