Jornal de Angola

Dívida da empresa ascende 10 mil milhões de kwanzas

-

As dívidas da Edições Novembro ultrapassa­m os Akz 10.000.000.000,00 (dez mil milhões de kwanzas), além de outros valores em dólares e euros, revela o balanço da empresa aos primeiros seis meses de gestão do novo Conselho de Administra­ção.

De acordo com o documento, as dívidas aumentam todos os dias, “não por novos créditos ou serviços que a Administra­ção esteja a contratar, mas pela descoberta de pagamentos eventualme­nte em falta”.

A dívida, afirma o relatório, resulta, essencialm­ente, “do incumprime­nto das obrigações fiscais para com o Estado, em sede de Imposto de Rendimento de Trabalho (IRT), da Segurança Social (INSS) ou junto do Banco BCI, além de outros credores internos e externos”.

O documento destaca que a lista de despesas por pagar é de tal ordem, que a empresa ficou sem acesso aos serviços das principais unidades hospitalar­es da capital. Lê-se também que, atendendo à dívida de mais de mil e quinhentos milhões de kwanzas, o BCI cortou o crédito às Edições Novembro.

Por essa razão, deixou de ser possível à empresa “pagar os salários no próprio mês a que dizem respeito, porquanto era prática da anterior Administra­ção endividar-se para cobrir os pagamentos”.

Por outro lado, do ponto de vista financeiro e contabilís­tico, a situação da empresa não podia ser pior, segundo o relatório. “Além de cofres vazios, a nova Administra­ção confrontou-se com o facto, grave, de não encontrar qualquer relatório de actividade e do fecho de contas relativo ao ano de 2017nem um único mês sequer -, apesar de constar nos arquivos a existência de um contrato de prestação de serviços para esse efeito, até Junho/Julho, com uma empresa externa!”.

A Edições Novembro é uma Empresa Pública de comunicaçã­o social, que tem por missão a produção de publicaçõe­s periódicas de informação generalist­a e especializ­ada, de âmbito nacional, regional e local.

É detentora dos jornais de Angola, dos Desportos, de Economia & Finanças, de Cultura, do Metropolit­ano de Luanda e do Planalto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola