Dí­vi­da da em­pre­sa as­cen­de 10 mil mi­lhões de kwan­zas

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

As dí­vi­das da Edições No­vem­bro ul­tra­pas­sam os Akz 10.000.000.000,00 (dez mil mi­lhões de kwan­zas), além de ou­tros va­lo­res em dó­la­res e eu­ros, re­ve­la o ba­lan­ço da em­pre­sa aos pri­mei­ros seis me­ses de ges­tão do no­vo Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção.

De acor­do com o do­cu­men­to, as dí­vi­das au­men­tam to­dos os di­as, “não por no­vos cré­di­tos ou ser­vi­ços que a Ad­mi­nis­tra­ção es­te­ja a con­tra­tar, mas pe­la des­co­ber­ta de pa­ga­men­tos even­tu­al­men­te em fal­ta”.

A dí­vi­da, afir­ma o re­la­tó­rio, re­sul­ta, es­sen­ci­al­men­te, “do in­cum­pri­men­to das obri­ga­ções fis­cais pa­ra com o Es­ta­do, em se­de de Im­pos­to de Ren­di­men­to de Tra­ba­lho (IRT), da Se­gu­ran­ça So­ci­al (INSS) ou jun­to do Ban­co BCI, além de ou­tros cre­do­res in­ter­nos e ex­ter­nos”.

O do­cu­men­to destaca que a lis­ta de des­pe­sas por pa­gar é de tal or­dem, que a em­pre­sa fi­cou sem aces­so aos ser­vi­ços das prin­ci­pais uni­da­des hos­pi­ta­la­res da ca­pi­tal. Lê-se tam­bém que, aten­den­do à dí­vi­da de mais de mil e qui­nhen­tos mi­lhões de kwan­zas, o BCI cor­tou o cré­di­to às Edições No­vem­bro.

Por es­sa ra­zão, dei­xou de ser pos­sí­vel à em­pre­sa “pa­gar os sa­lá­ri­os no pró­prio mês a que di­zem res­pei­to, por­quan­to era prá­ti­ca da an­te­ri­or Ad­mi­nis­tra­ção en­di­vi­dar-se pa­ra co­brir os pa­ga­men­tos”.

Por ou­tro la­do, do pon­to de vis­ta fi­nan­cei­ro e con­ta­bi­lís­ti­co, a si­tu­a­ção da em­pre­sa não po­dia ser pi­or, se­gun­do o re­la­tó­rio. “Além de co­fres va­zi­os, a no­va Ad­mi­nis­tra­ção con­fron­tou-se com o fac­to, gra­ve, de não en­con­trar qual­quer re­la­tó­rio de ac­ti­vi­da­de e do fe­cho de con­tas re­la­ti­vo ao ano de 2017nem um úni­co mês se­quer -, ape­sar de cons­tar nos ar­qui­vos a exis­tên­cia de um con­tra­to de pres­ta­ção de ser­vi­ços pa­ra es­se efei­to, até Ju­nho/Ju­lho, com uma em­pre­sa ex­ter­na!”.

A Edições No­vem­bro é uma Em­pre­sa Pú­bli­ca de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, que tem por mis­são a pro­du­ção de pu­bli­ca­ções pe­rió­di­cas de in­for­ma­ção ge­ne­ra­lis­ta e es­pe­ci­a­li­za­da, de âm­bi­to na­ci­o­nal, re­gi­o­nal e lo­cal.

É de­ten­to­ra dos jor­nais de An­go­la, dos Des­por­tos, de Eco­no­mia & Fi­nan­ças, de Cul­tu­ra, do Me­tro­po­li­ta­no de Lu­an­da e do Pla­nal­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.