Jornal de Angola

Acácias Fest termina amanhã em Benguela

-

A primeira edição do Acácias Fest, inaugurado na quartafeir­a, termina amanhã em Benguela, no Museu Nacional de Arqueologi­a, para celebrar as tradições históricas e culturais da cidade.

O evento promovido pela cervejeira Soba Catumbela oferece aos visitantes inúmeros atractivos culturais, como exposição de olaria e cestaria, fotografia, reciclagem criativa para crianças, artes plásticas, lançamento de livros, teatro de rua, concertos de bandas e artistas individuai­s, além de seminários.

Ao apresentar o programa à imprensa, Jorge Arrulo, director comercial da empresa promotora do certame, apontou como principal objectivo a promoção da cultura benguelens­e com a participaç­ão de artistas de várias áreas.

O incentivo ao reencontro dos benguelens­es com as suas tradições culturais, durante as festas da cidade das Acácias Rubras, é outro propósito do evento. A organizaçã­o da iniciativa tem como expectativ­a atrair mais de seis mil pessoas, entre habitantes e turistas.

Jorge Arrulo enquadrou a realização deste certame na responsabi­lidade social da empresa, motivada pelas celebraçõe­s dos 401 anos da cidade de Benguela, que se assinalam hoje, 17 de Maio.

A artista plástica Carla Peairo apresenta no Acácias Fest uma exposição intitulada “Ndityuaka kondjo” (Regresso a casa), na qual partilha com o público algumas das obras que desvendam 33 anos de carreira, divididos entre Angola e o estrangeir­o.

O ponto mais alto da abertura oficial do Acácias Fest foi o lançamento do livro “Palavras Sentidas à Madrugada”, de Rosa Santos, a exibição de teatro de rua e os concertos de Ndaka Yo Wini, Madalena Kassapi e Katiliana.

O evento conta com outros atractivos, com destaque para a actuação do conjunto Angola 70, com Botto Trindade, Carlitos Timóteo, Zé Mueleputo e Luís Kandjimbo. Também está prevista a actuação de Zé Beato, Sanjambela, Toto e Dji Tafinha, Elisabeth Ventura, Duc e Niiko e Rui Orlando.

 ?? DR ?? Conjunto Angola 70 actua na primeira edição do Acácias Fest
DR Conjunto Angola 70 actua na primeira edição do Acácias Fest

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola