Em­bai­xa­dor de Is­ra­el con­tra po­si­ção an­go­la­na

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O go­ver­no de Is­ra­el es­tá “de­sa­pon­ta­do” com a po­si­ção de An­go­la so­bre a si­tu­a­ção na Fai­xa de Ga­za.

O em­bai­xa­dor da­que­le país em Lu­an­da, Oren Ro­zen­blat, que veio pro­po­si­ta­da­men­te ao Jor­nal de An­go­la,dis­se es­tar “de­sa­pon­ta­do com o co­mu­ni­ca­do de im­pren­sa do Go­ver­no an­go­la­no so­bre Is­ra­el, qu­an­do os ter­ro­ris­tas ata­cam as nos­sas fron­tei­ras e ma­tam ci­vis”.

“An­go­la fa­lhou ao não in­cluir no seu co­mu­ni­ca­do de im­pren­sa a vi­o­lên­cia ter­ro­ris­ta do Ha­mas”, re­al­çou o di­plo­ma­ta.

Na ter­ça-fei­ra,o go­ver­no an­go­la­no con­de­nou, com ve­e­mên­cia, a vi­o­lên­cia das for­ças is­ra­e­li­tas con­tra a po­pu­la­ção pa­les­ti­ni­a­na e ape­lou às par­tes pa­ra a con­ten­ção e a re­to­ma das ne­go­ci­a­ções.

Num co­mu­ni­ca­do de im­pren­sa, o go­ver­no, atra­vés do Mi­nis­té­rio das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, re­fe­re que tem acom­pa­nha­do com mui­ta pre­o­cu­pa­ção os úl­ti­mos de­sen­vol­vi­men­tos da si­tu­a­ção no ter­ri­tó­rio da Pa­les­ti­na.

Is­ra­el e a Pa­les­ti­na vi­vem uma no­va eta­pa, no con­fli­to que os opõe, acen­tu­a­da com a trans­fe­rên­cia da em­bai­xa­da dos Es­ta­dos Uni­dos de Te­la­vi­ve pa­ra Je­ru­sa­lém, mas o di­plo­ma­ta is­ra­e­li­ta em An­go­la afir­ma que os “pro­tes­tos não têm li­ga­ção for­te” com mu­dan­ça da re­pre­sen­ta­ção di­plo­má­ti­ca nor­te-ame­ri­ca­na, uma vez que an­tes dis­so já ha­via ma­ni­fes­ta­ções con­tra o Es­ta­do ju­dai­co.

Ques­ti­o­na­do so­bre o iso­la­men­to de Is­ra­el em fun­ção da vi­o­lên­cia na Fai­xa de Ga­za, Oren Ro­zen­blat res­sal­tou “o pa­pel im­por­tan­te dos Es­ta­dos Uni­dos”, que até ago­ra foi o úni­co país a ma­ni­fes­tar apoio.

Is­ra­el as­se­gu­ra que os pro­tes­tos de se­gun­da­fei­ra, no âm­bi­to da “mar­cha do re­tor­no”, pa­ra rei­vin­di­car o re­gres­so dos refugiados pa­les­ti­ni­a­nos às ter­ras de on­de fo­ram ex­pul­sos ou fu­gi­ram após a cri­a­ção do Es­ta­do de Is­ra­el, em 1948, e no dia em que foi inau­gu­ra­da a Em­bai­xa­da dos Es­ta­dos Uni­dos em Je­ru­sa­lém, fo­ram or­ga­ni­za­dos pe­lo Ha­mas, que ten­ta­ria en­trar em ter­ri­tó­rio is­ra­e­li­ta e re­a­li­zar ata­ques.

KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Em­bai­xa­dor de Is­ra­el

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.