Go­ver­no mo­çam­bi­ca­no re­ne­go­ceia en­car­gos

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O mi­nis­tro da Eco­no­mia de Mo­çam­bi­que, Adri­a­no Ma­lei­a­ne, dis­se, on­tem, no par­la­men­to que o país con­ti­nua a ten­tar re­ne­go­ci­ar os en­car­gos com as de­sig­na­das “dí­vi­das ocul­tas”, vi­san­do tor­nar sus­ten­tá­veis as su­as obri­ga­ções com os cre­do­res.

Adri­a­no Ma­lei­a­ne fez um pon­to de si­tu­a­ção so­bre o qua­dro da dí­vi­da pú­bli­ca de Mo­çam­bi­que, qu­an­do fa­la­va na As­sem­bleia da Re­pú­bli­ca em res­pos­ta às per­gun­tas dos de­pu­ta­dos so­bre o as­sun­to.

“O Go­ver­no não es­tá a pa­gar a dí­vi­da co­mer­ci­al e sin­di­ca­da ga­ran­ti­da, cu­jo “stock” é de 1.859 mi­lhões de dó­la­res, es­tan­do no mo­men­to em ne­go­ci­a­ção a sua re­es­tru­tu­ra­ção”, de­cla­rou Ma­lei­a­ne. A con­clu­são das ne­go­ci­a­ções com os cre­do­res, pros­se­guiu, vai con­tri­buir pa­ra me­lho­rar a clas­si­fi­ca­ção da dí­vi­da e os seus rá­ci­os de sus­ten­ta­bi­li­da­de, de­cla­rou.

O mi­nis­tro da Eco­no­mia adi­an­tou que o país tem es­ta­do a pa­gar re­gu­lar­men­te o ser­vi­ço da dí­vi­da ex­ter­na mul­ti­la­te­ral e bi­la­te­ral, bem co­mo a do­més­ti­ca, ten­do de­sem­bol­sa­do 217 mi­lhões de dó­la­res no ano pas­sa­do.

A dí­vi­da pú­bli­ca ex­ter­na as­cen­dia a 10,6 mil mi­lhões de dó­la­res em 2017 e a dí­vi­da pú­bli­ca in­ter­na ul­tra­pas­sou 100,5 mil mi­lhões de me­ti­cais (1,4 mil mi­lhões de eu­ros), acres­cen­tou.

A dí­vi­da co­mer­ci­al ga­ran­ti­da pe­lo Es­ta­do em re­la­ção à qual o país es­tá em in­cum­pri­men­to diz res­pei­to às cha­ma­das “dí­vi­das ocul­tas”, des­co­ber­tas em 2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.