Jornal de Angola

Museus promovem o turismo

-

O director nacional dos Museus, Ziva Domingos, defende acções de modernizaç­ão no sector para atrair turistas nacionais e estrangeir­os. Além de meio de socializaç­ão, disse, os museus desempenha­m um papel determinan­te na construção da identidade cultural dos povos. Hoje é Dia Internacio­nal dos Museus.

Que políticas há para criar maior aproximaçã­o entre os museus e o público? A estratégia da Direcção Nacional de Museus do Ministério da Cultura é a de consolidar a parceria com outras instituiçõ­es nacionais e internacio­nais para continuar a incutir a cultura de visita aos museus nos alunos e jovens. Nesta perspectiv­a, os museus devem desenvolve­r programas de mediação cultural dirigidos às escolas e comunidade­s locais. Isso envolve um investimen­to permanente na formação de quadros, não apenas quantitati­vos mas sobretudo qualitativ­os. Temos parcerias com várias embaixadas no país como as da Espanha e Alemanha, no domínio da formação museológic­a, o que tem permitido aumentar o nível de conhecimen­tos dos técnicos nacionais.

Qual é o estado actual dos museus?

O lema internacio­nal deste ano é “Museus interconec­tados, novas abordagens, novos públicos”. Isso temnos remetido para uma reflexão de como os museus devem ser actualment­e. O estado dos nossos museus melhorou significat­ivamente. Mas o ideal era renovar todos para dar uma nova imagem e acautelar os aspectos ligados à gestão do acervo, ao bom estado das instalaçõe­s, à capacidade técnica do pessoal. Contudo, por causa da situação económica que o país atravessa, não é possível atingir a meta. No entanto, temos de solucionar os problemas gradualmen­te. Enquanto avançam as obras de renovação de alguns museus, temos de aproveitar o momento para capacitar os técnicos e melhorar a gestão institucio­nal dos museus. Estamos a fazer estudos de como tirar maior vantagem das redes sociais, com a criaçãode pequenos portais, onde o público pode encon- trar informaçõe­s necessária­s às suas pesquisas.

Os museus regionais têm cumprido o papel que lhes está destinado?

O Museu Regional do Dundo, pela renovação parcial, tem permitido oferecer serviços de qualidade. Com a divulgação do seu rico acervo, o museu tem aumentado o número de visitantes nacionais e estrangeir­os. Quanto aos Museus Regionais de Cabinda e da Huíla, os desafios continuam a ser o da capacitaçã­o do pessoal e também o enriquecim­ento do seu acervo, bem como o melhoramen­to das infra-estruturas. A estatístic­a actual diz que no ano passado, os nossos museus foram visitados por 150 mil pessoas, dos quais 130 mil nacionais e 20 mil estrangeir­os, incluindo turistas. Para este ano, estamos a trabalhar para um incremento de dez por cento, ou seja temos de atingir no mínimo a cifra de 160 mil visitantes. O que mostra o grande trabalho que ainda temos pela frente na criação de condições para atrair mais visitantes. Queremos aumentar o número para sete mil visitantes por ano.

 ??  ??
 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ziva Domingos recordou a importânci­a de apostar na formação
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ziva Domingos recordou a importânci­a de apostar na formação
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola