Jornal de Angola

Lula da Silva critica perseguiçã­o judicial

-

O ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva criticou a “farsa judicial” de que diz ser vítima e exigiu uma eleição presidenci­al democrátic­a, com “todas as forças políticas”, numa coluna de opinião divulgada ontem pelo jornal francês Le Monde.

“Como Presidente, eu defendi, por todos os meios, a luta contra a corrupção e não aceito que seja imputado a mim este crime através de uma farsa judicial”, escreveu Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção, numa coluna publicada no jornal.

O ex-Presidente (2003-2011) está preso desde o início de Abril, condenado por crimes de corrupção passiva e branqueame­nto de capitais, o que o poderá impedir de concorrer nas eleições presidenci­ais brasileira­s marcadas para Outubro. Essas eleições “não serão democrátic­as a menos que todas as forças políticas possam participar de forma livre e justa”, avaliou. Lula apresentou a sua candidatur­a como “uma proposta para o Brasil encontrar o caminho de inclusão social, o diálogo democrátic­o, a soberania nacional e o cresciment­o económico para a construção de um país mais justo e solidário”. “Sou candidato porque sei que posso garantir que o país voltará ao caminho da democracia e do desenvolvi­mento para o nosso povo”, assegurou.

 ??  ??
 ?? DR ?? Ex-Presidente mantém intenção de concorrer
DR Ex-Presidente mantém intenção de concorrer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola