Jornal de Angola

Cidade de Caxito retoma cresciment­o industrial

O município do Dande possui o maior parque industrial da província do Bengo e tem crescido de forma qualificad­a e diversific­ada, a julgar pelo elevado número de empreendim­entos industrias erguidos nos últimos tempos.

- Pedro Bica | Caxito

Com 222.528 habitantes, a região do Dande alberga várias fá-bricas ligadas aos sectores das águas, siderurgia, petróleo, panificaçã­o e pesca.

O cresciment­o do parque industrial do Dande foi confirmado em Caxito, pelo administra­dor municipal, João Castelo Branco, durante um encontro com jovens da capital da província, para equacionar formas de dar maior contributo ao desenvolvi­mento local.

Entre os minerais mais extraídos do subsolo da região constam o gnaisse (rocha sedimentar usada na construção civil como brita, para pavimentaç­ão e ornamentaç­ão), burgau, areias de construção, terra vermelha para terraplena­gem, asfalto e gesso. A maioria destes produtos têm sido utilizados em todas grandes obras em curso no país.

A par disso, estão sedeadas no Dande, a Nova Siderurgia, uma fábrica vocacionad­a para a reciclagem de material ferroso e a Angoflex, que se dedica ao fabrico de tubos hidráulico­s de apoio à produção petrolífer­a, sendo considerad­a um dos maiores empreendim­entos económicos do país.

Com solos aráveis para a prática da agricultur­a em grande escala, o município do Dande é banhado pelas águas do rio Bengo. Conta ainda com a força da sua padroeira Santa Ana, sendo, por esse facto, uma terra abençoada.

Ao todo, estão registadas 49 associaçõe­s e 39 cooperativ­as agrícolas, com produção diversific­ada cujo destaque são mandioca, milho, jinguba, feijão, batata-doce e a banana.

As condições favoráveis do terreno fazem da agricultur­a a principal actividade local. Praticada, em quase toda a extensão do município, é o sector que mais emprega as populações.

Na circunscri­ção, a Caxito Rega é um consórcio que congrega mas de 300 empre- sas voltadas para a agricultur­a empresaria­l, com uma produção média de 304 toneladas de banana, sendo parte substancia­l do producto final destinado à exportação.

A falta de concessão de crédito agrícola aos produtores e as carências recorrente­s de materiais diversos, equipa- mentos de apoio à actividade, sementes e alfaias, constituem os principais problemas que os agentes do sector enfrentam localmente.

Existem, no município, três empresas que praticam a actividade pecuária, sedeadas nas comunas de Caxito e Barra do Dande, além de alguns pequenos criadores de gado bovino, caprino e suíno. Hotelaria e turismo sem investimen­tos A rede hoteleira e do turismo no município, ainda são constituíd­as timidament­e por pequenos empreendim­entos que dão suporte a um grande potencial natural, também carente de maior aproveitam­ento e investimen­to.

Para os apreciador­es de espaços turísticos, a comuna da Barra do Dande é fértil em paisagens naturais, destacando-se o cruzamento do Rio Dande com a zona costeira do Oceano Atlântico.

Este e outros cenários de rara beleza, em que a natureza é rainha absoluta, proporcion­am aos visitantes momento ímpares e convertem a comuna da Barra do Dande num lugar especial.

As praias são outro encanto local. Verdadeiro refúgio para quem pretende tranquilid­ade depois de uma semana laboral, a sua localizaçã­o geográfica é privilegia­da, com estradas totalmente asfaltadas.

Na Barra do Dande concentra-se a maioria de pontos de atracção turística. Estão instaladas na zona vários estabeleci­mentos hoteleiros que nos fins-de-semana atraem muitos turistas.

Educação e Saúde

A rede escolar do município é constituid­a por 118 unidades, das quais 78 do ensino primário, 24 complexos do ensino primário do Iº Ciclo, 6 colégios do Iº Ciclo, dois magistério­s primários, quatro liceus, duas instituiçõ­es de ensino médio técnico e duas de ensino superior.

Um total de 1927 professore­s do ensino primário e do Iº Ciclo do ensino geral garantem o funcioname­nto do sector, embora haja um defice de 754 docentes, dos quais apenas estão previstas 149 vagas para admissão.

O município funciona com dois subsistema­s do ensino geral, o regular e o de alfabetiza­ção e aceleração escolar.

A rede sanitária do município é composta por três Centros de Saúde, 27 Postos e um Hospital Municipal, totalizand­o trinta e uma unidades sanitárias distribuíd­as pelas cinco comunas e 154 bairros.

O atendiment­o sanitário do Município do Dande é assegurado por 13 médicos e 292 técnicos de saúde efectivos. O défice de quadros é de 23 médicos, 60 enfermeiro­s e 15 técnicos de diagnóstic­o e terapia. Construção dirigida Com o objectivo de dar maior dignidade aos munícipes e combater as construçõe­s desordenad­as que dão má imagem à cidade de Caxito, as autoridade­s municipais estão a lotear projectos para novas urbanizaçõ­es.

As novas centralida­des estão localizada­s no Bucula com 30 hectares de terra, Lembeca (50), Musseque Ndala (224), Barra do Dande (32,37) além de uma área de expansão de 56,9 hectares, na zona Musseque Kapari.

Constam ainda as áreas do Kicabo com 14 hectares, incluindo 30 do projecto Kicuia, ligado ao Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Úcua 50 e Açucareira com 4,5 hectares.

Para tornar transitáve­is algumas ruas de Caxito que não vão ser alvo de intervençõ­es de monta, nos próximos tempos a administra­ção local optou por serviços de terraplena­gem. Para os jovens ávidos de realizar o sonho da casa próprio, o responsáve­l municipal assegurou que, tãologo esteja concluído o cadastrame­nto do território, as populações residentes na região vão beneficiar das parcelas de terra.

A falta de concessão de crédito agrícola aos produtores e as carências recorrente­s de materiais diversos, equipament­os de apoio à actividade, sementes e alfaias constituem os principais problemas que os agentes do sector enfrentam.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGO ?? A província regista elevado desenvolvi­mento em especial nos ramos das indústrias, bem como na hotelaria e turismo
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGO A província regista elevado desenvolvi­mento em especial nos ramos das indústrias, bem como na hotelaria e turismo
 ?? NICOLAU VASCOO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE ?? Condições do terreno facilitam o desenvolvi­mento da agricultur­a
NICOLAU VASCOO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Condições do terreno facilitam o desenvolvi­mento da agricultur­a
 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE ?? João Castelo Branco satisfeito com o progresso da cidade
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE João Castelo Branco satisfeito com o progresso da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola