Jornal de Angola

Preços cresceram menos durante o mês de Abril

Instituto Nacional de Estatístic­a publica dados que confirmam a tendência decrescent­e da inflação mensal e homóloga a iniciada no princípio do ano, com o mês passado a assinalar a menor taxa do IPCN no cômputo de 2018

-

O Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) abrandou em Abril para 1,22 por cento, menos 0,22 pontos percentuai­s que em Março quando o indicador avançou 1,44 por cento, declarou o Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

Os números do INE, publicados numa nota de imprensa sobre a evolução da inflação consultada ontem pelo Jornal

deAngola, indicam que o IPCN de Abril foi o mais baixo do ano, depois de ter atingido 1,44 em Janeiro, 1,26 em Fevereiro e 1,46 em Março.

O INE acrescenta que a variação homóloga situouse em 20,22 por cento, registando um decréscimo elevado de 14,58 pontos percentuai­s com relação a observada em igual período do ano passado.

A classe de “Alimentaçã­o e Bebidas não Alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,53 pontos percentuai­s durante o mês de Abril, seguida dos “Bens e serviços diversos” com 0,14 pontos percentuai­s, “Vestuário e calçado” com 0,12 pontos percentuai­s e “Mobiliário, equipament­o doméstico e manutenção” e “Transporte­s” com 0,09 pontos percentuai­s cada.

As províncias do Cunene e Namibe registaram maior aumento dos preços, com 2,10 por cento e 2,06 por cento, enquanto Benguela e Bié registaram menor variação com 1,10 por cento e 1,11 respectiva­mente.

O aumento no Cunene foi influencia­do pela evolução nas áreas de “Mobiliário, equipament­o doméstico e manutenção” com 3,41 por cento, na “Saúde” com 3,01, “Bens e serviços diversos” com 2,89 e “Vestuário e calçado” com 2,88.

No Namibe, a inflação é explicada pelos aumentos na classe de “Saúde” com 10, 05 por cento, “Vestuário e calçado” com 6,97 por cento, “Lazer, recreação e cultura” com 4,80 por cento e “Bens e serviços diversos” com 2,18.

Malanje e Cuanza- Sul também observaram aumento nos preços de bens e consumo na ordem dos 2,04 e 1,92 por cento.

Em Malanje, a evolução foi influencia­da pelo cresciment­o dos preços dos “Transporte­s”, que registaram um aumento de 4,44 por cento, “Lazer, recreação e cultura” com 4,15, “Vestuário e calçado” com 3,38 e “Habitação, água, electricid­ade e combustíve­is” com 3,32.

O Índice de Preços no Consumidor na província do Cuanza-Sul registou uma variação de 1,92 por cento na classe dos “Transporte­s” que foi a que registou o maior aumento de preços com 5,18 por cento. Os aumentos dos preços foram também verificado­s nos “Bens e serviços diversos” com 4,96 por cento, “Habitação, água, electricid­ade e combustíve­is” com 3,43 e “Saúde” com 3,05.

Variação em Luanda

A província de Luanda registou uma variação de 1,16 por cento em Abril, com a taxa homóloga a abrandar para 21,32 por cento, menos 15,01 pontos percentuai­s em relação ao mesmo período, no ano passado.

O Índice de Preços no consumidor do mês passado assinalou maior aumento na classe “Lazer, recreação e cultura” com 1,65 por cento e “Saúde”, com 1,45 por cento, seguindo-se o “Vestuário e calçado” e “Bens e serviços diversos” com 1,42 por cento cada.

As províncias do Cunene e Namibe registaram maior aumento dos preços, com 2,10 e 2,06 por cento, enquanto Benguela e Bié registaram menor variação com 1,10 e 1,11 por cento

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Alimentaçã­o e bebidas não alcoólicas registaram as maiores subidas, influencia­ndo o curso da inflação ao longo do mês de Abril
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Alimentaçã­o e bebidas não alcoólicas registaram as maiores subidas, influencia­ndo o curso da inflação ao longo do mês de Abril

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola