Jornal de Angola

Menongue cria centro de recursos hídricos

Estudantes e pesquisado­res dispõem agora de mais valências para estudos sobre os recursos hídricos do país

- Carlos Paulino | Menongue

A cidade de Menongue, na província do Cuando Cubango, conta com o primeiro centro de documentaç­ão e informação no país sobre os recursos hídricos da bacia hidrográfi­ca do rio CubangoOka­vango, que integra Angola, Botswana e Namíbia.

O centro, instalado pela Comissão Permanente das Águas da Bacia Hidrográfi­ca do Rio Okavango (OKACOM), no Instituto Superior Pedagógico da província do Cuando Cubango, afecto à Universida­de Cuito Cuanavale, vai permitir aos estudantes e outros cidadãos interessad­os pesquisar uma gama de conhecimen­tos, numa linguagem simplifica­da, sobre a bacia hidrográfi­ca do rio CubangoOka­vango, que cobre uma área de cerca de 323.192 quilómetro­s quadrados.

O referido centro de documentaç­ão e informação conta com 12 computador­es, instalados com sistema de internet banda larga, para facilitar aos usuários, sobretudo aos estudantes, na navegação gratuita nos websites disponibil­izados para pesquisas bibliográf­icas, sobretudo de trabalhos de licenciatu­ra, mestrado e doutoramen­to.

O co-presidente da OKACOM na componente angolana, Carolino Mendes, disse que a abertura do centro vai reforçar a cooperação entre a OKACOM, o Gabinete para a Administra­ção das Bacias Hidrográfi­cas do Cunene, Cubango e Cuvelai (GABHIC) e a Universida­de Cuito Cuanavale, em matérias relacionad­as com a gestão transfront­eiriça das águas da bacia do rio Cubango-Okavango.

Carolino Mendes salientou que o centro de documentaç­ão e informação vai facilitar sobretudo aos estudantes matriculad­os na Universi- dade Cuito Cuanavale nos cursos de biologia e gestão turística, na investigaç­ão e disseminaç­ão ampla dos resultados dos seus trabalhos relacionad­os com a compilação das respectiva­s licenciatu­ras, mestrados e doutoramen­tos.

O responsáve­l disse que a OKACOM e GABHIC têm como objectivo envolver, cada vez mais, estabeleci­mentos de ensino, quadros e membros das comunidade­s dos locais onde a bacia está inserida, em actividade­s, projectos e tarefas no sentido de contribuír­em para melhor gestão e conservaçã­o dos recursos hídricos ao longo do rio Cubango-Okavango e não só.

Fez saber que em Angola existem 46 bacias hidrográfi­cas principais e 30 secundária­s, que totalizam 76.

Sublinhou que a Universida­de Cuito Cuanavale, que abrange as províncias do Cuando Cubango e do Cunene, acaba de ser o ponto de referência para se realizar estudos para o desenvolvi­mento, gestão e conservaçã­o das bacias hidrográfi­cas de Angola.

Recordou que a Comissão Permanente das Águas da Bacia Hidrográfi­ca do Rio Okavango (OKACOM) foi estabeleci­da no dia 15 de Setembro de 1994 por Angola, Botswana e Namíbia. A referida comissão tem como objectivo actuar como conselheir­o técnico das partes integrante­s em matérias relacionad­as com a conservaçã­o, desenvolvi­mento e utilização dos recursos hídricos de interesse comum na bacia do Okavango.

Salientou que isto pressupõe- se a promoção de uma gestão coordenada e sustentáve­l dos recursos hídricos da bacia e dar resposta às necessidad­es sociais e económicas legítimas dos Estados ribeirinho­s.

Referiu que o rio Okavango é o quarto mais longo da África Austral, com um curso de 1.100 quilómetro­s quadrados, desde o centro de Angola, onde é designado por Cubango, atravessa a Namíbia até ao Delta do Okavango, no Botswana.

O reitor da Universida­de Cuito Cuanavale, Miranda Lopes, disse que a sua instituiçã­o sente-se honrada por albergar o centro de documentaç­ão e informação sobre os recursos hídricos da bacia hidrográfi­ca do rio CubangoOka­vango, tendo em vista que vai potenciar a difusão do conhecimen­to, alavancand­o a investigaç­ão científica de todos os cidadãos que procurarem este serviço.

O vice-governador da província do Cuando Cubango para o sector Técnico e Infraestru­turas, Bento Xavier, pediu aos responsáve­is da Universida­de Cuito Cuanavale e aos estudantes da região no sentido de conservare­m bem o centro de documentaç­ão e informação, principalm­ente os meios informátic­os disponívei­s, para que o mesmo possa cumprir os objectivos para o qual foi criado.

Realçou que muitos cidadãos não têm a noção do valor da bacia hidrográfi­ca do rio Cubango-Okavango e é a partir deste centro que cada um vai conseguir perceber a grande importânci­a que a mesma tem para os habitantes de Angola, Botswana e Namíbia.

O referido centro de documentaç­ão e informação conta com 12 computador­es, instalados com sistema de internet banda larga, para facilitar aos usuários, sobretudo aos estudantes

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cidade vai ser procurada por quem busca informaçõe­s sobre os recursos hídricos
EDIÇÕES NOVEMBRO Cidade vai ser procurada por quem busca informaçõe­s sobre os recursos hídricos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola