Jornal de Angola

Equipa do Petro surpreende Libolo

- Armindo Pereira

O Petro de Luanda começou da melhor maneira, ontem, a disputa dos playoffs das meias-finais do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, a melhor de cinco, ao derrotar o Sport Libolo e Benfica, por 87-70, no Multiusos do Kilamba.

Muito certeira nos lançamento­s de longa distância, a equipa orientada por Lazare Adingono, desde os primeiros instantes deixou clara a intenção de começar a eliminatór­ia com triunfo caseiro.

Após seis minutos e 50 segundos decorridos, os tricolores já venciam por 15-6, ante uma equipa encarnada algo apática e descaracte­rizada, do ponto de vista defensivo, sem soluções para travar a velocidade imposta pelos jogadores contrários, conduzidos pelo base Childe Dundão e o extremo Leonel Paulo.

A falta de atitude levou o treinador Raul Duarte a solicitar um desconto de tempo, para chamar os seus pupilos a corrigirem o que na sua óptica não estava a correr de feição.

No reatamento, os tricolores dilataram a vantagem com grande contribuiç­ão de Gerson Lukeny, autor de cinco pontos em dois ataques consecutiv­os, numa altura em que as “águias” de Calulo tinham na quadra Francisco Sousa, Olímpio Cipriano, Manda João, Pedro Bastos e Hermenegil­do Bunga.

À beira do primeiro intervalo, os pupilos de Raul Duarte convertera­m nove pontos, fruto de três lançamento­s de longa distância, do base Francisco Sousa (dois) e do poste Hermenegil­do Bunga.

Os petrolífer­os lideravam o resultado (23-19), diferença que abria boas perspectiv­as para os períodos seguintes, mas o cenário do quarto inicial voltou a repetir-se. A turma do Eixo Viário dominava e os encarnados procuravam reduzir a diferença pontual.

A defesa à zona 2-3, com mutações para homem a homem, complicava as acções ofensivas dos calulenses. A falta de atitude defensiva traduziu-se em cinco minutos sem marcar qualquer ponto.

No intervalo maior, os dois conjuntos foram para o balneário com os tricolores em vantagem (49-35). No regresso ao rectângulo de jogo, os pupilos de Raul Duarte apresentar­am outra postura, que resultou na recuperaçã­o da desvantage­m abaixo dos dois dígitos.

Esta recuperaçã­o foi sol de pouca dura, pois os pupilos de Raul Duarte não mostraram com argumentos suficiente­s para travar a motivação do Petro, que voltou a triunfar (67-52), no terceiro quarto.

No final, o Libolo “atirou a toalha ao tapete” e conformou-se com a derrota, por 87-70. Olímpio Cipriano, um dos esteios da turma de Calulo, teve uma noite para esquecer e terminou a partida sem qualquer ponto.

 ??  ??
 ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO ?? Petrolífer­os surpreende­m calulenses no primeiro desafio
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Petrolífer­os surpreende­m calulenses no primeiro desafio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola