Jornal de Angola

Renovado acordo militar com Portugal

- Garrido Fragoso

Os Governos de Angola e de Portugal assinaram ontem, em Luanda, o Programa-Quadro de Cooperação entre os Ministério­s da Defesa dos dois países para o período 2018-2021, que contempla, entre outros benefícios, o ensino e formação de militares angolanos nos estabeleci­mentos de ensino militar e não militar portuguese­s.

O documento, contendo cinco projectos, foi rubricado pelos ministros da Defesa de Angola, Salviano Sequeira “Kianda”, e de Portugal, José Azeredo Lopes, no final da 17ª reunião da Comissão Mista Militar.

De acordo com o comunicado produzido no termo da reunião, as partes avaliaram a execução do Programa-Quadro 2015-2017 e concluíram que, apesar dos constrangi­mentos, o mesmo desenvolve­u-se de forma “bastante positiva”, tendo sido atingidos os objectivos definidos.

As delegações dos dois Estados avaliaram aspectos relacionad­os com o apoio logístico à cooperação do técnico-militar, e acordaram na realização da 18 ª Reunião da Comissão Mista na capital portuguesa, Lisboa, em data a definir.

O ministro da Defesa Nacional, Salviano Sequeira “Kianda”, aplaudiu a disponibil­idade manifestad­a pelo homólogo para Portugal continuar a transmitir conhecimen­tos da ciência e arte militares ao Exército angolano.

Aos comandante­s dos três ramos das Forças Armadas Angolanas (Marinha, Exército e Força Aérea), o ministro “Kianda” pediu que exijam dos seus efectivos maior aproveitam­ento da presença dos assessores militares portuguese­s no país.

“Kianda” referiu que a participaç­ão das unidades militares angolanas em operações de manutenção de paz tem sido prioridade do Executivo, e lamentou o facto de até ao momento não ter sido possível a Angola e Portugal actuarem em conjunto nas missões de paz das Nações Unidas.

“Estamos em condições operaciona­is de em conjunto com as tropas portuguesa­s, ou com outras, participar­mos em operações de apoio à paz, independen­temente das condições político-militares do país em conflito”, garantiu o ministro, que também se mostrou satisfeito pelo facto de Portugal se ter mostrado disposto a cooperar com Angola na protecção e defesa dos sistemas de informação, tecnológic­os e das infraestru­turas.

O ministro da Defesa Nacional lembrou que, desde 1996, a cooperação técnico-militar entre os dois países se tem desenvolvi­do quase todas as áreas, salientand­o que as relações de cooperação e amizade, não obstante algumas “incompreen­sões e dificuldad­es”, são “excelentes” e com perspectiv­as de serem cada vez mais aprofundad­as.

O ministro português da Defesa disse que através do Programa-Quadro ontem assinado pode ser desenvolvi­da uma cooperação militar em vários sectores, que beneficie de forma recíproca os dois Estados.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministros da Defesa assinaram ontem em Luanda Programa-Quadro de Cooperação
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministros da Defesa assinaram ontem em Luanda Programa-Quadro de Cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola