Jornal de Angola

Intervençã­o nas ruas de Luanda

- André da Costa

Pelo menos 500element­os da Polícia de Intervençã­o Rápida (PIR) vão ajudar os efectivos da Ordem Pública a reforçar o patrulhame­nto nocturno em Viana, Cacuaco e Cazenga, zonas de Luanda considerad­as críticas em termos de delinquênc­ia, deu ontem a conhecer ao Jornal deAngola fonte do Comando Geral da corporação.

De acordo com a fonte, os efectivos da Polícia de Intervençã­o Rápida terminaram já uma formação na especialid­ade de violência urbana e crime organizado, devendo estes formar uma nova unidade operativa em Luanda.

Os quatro mil efectivos pertencent­es à Unidade Operativa de Luanda vão ser redistribu­ídos em várias esquadras e postos policiais da capital, no sentido de aumentar o patrulhame­nto junto das comunidade­s.

A fonte acrescenta que os órgãos do Comando Geral têm excesso de pessoal, que apenas efectuam trabalho administra­tivo e as unidades com mais de 500 efectivos vão dispensar cerca de 40 por cento do seu pessoal, para trabalhar em esquadras e postos policiais.

Do efectivo a ser retirado dos gabinetes, para reforçar as unidades de patrulhame­nto, visando o combate ao crime nas ruas de Luanda, constam agentes e oficiais superiores, garantiu a fonte do JornaldeAn­gola.

A fonte exemplific­ou o caso da Direcção Nacional de Viação e Trânsito, que tem cerca de 700 efectivos em gabinetes, cerca de 400 serão destacados para as brigadas de patrulhame­nto em esquadras da corporação na capital.

Segundo a fonte que vimos citando, a nova filosofia de trabalho definida pelo comandante-geral, Alfredo Mingas “Panda”, assenta na prevenção e combate à criminalid­ade, aumentando o número de efectivos na rua para garantir mais segurança, fundamenta­lmente em zonas críticas.

A ideia, sublinhou o nosso interlocut­or, é potenciar a capacidade operaciona­l do Comando Provincial de Luanda, em detrimento da área administra­tiva, que abarca um número consideráv­el de efectivos, mas cujo trabalho é de pouca monta.

Caso Malueca

A Direcção de Operações do Comando Provincial de Luanda disse em conferênci­a de imprensa que a Polícia Nacional está a trabalhar com o Serviço de Investigaç­ão Criminal para a detenção, no mais curto espaço de tempo, dos autores do duplo homicídio ocorrido no bairro Malueca, no Cazenga, que vitimou os jovens Isaquiel Lupassa, 28 anos, e Luís Evaristo José, 18 anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola