Jornal de Angola

Presidente da República confirma a vinda do Primeiro-Ministro português a Luanda

Diplomacia­s de Angola e Portugal trabalham na organizaçã­o de visitas de alto nível, que marcam uma nova era nas relações bilaterais. O Chefe de Estado lembrou que os dois países têm relações de amizade profundas e trocas comerciais consideráv­eis

- Cândido Bessa

O Presidente da República, João Lourenço, confirmou ontem a vinda a Luanda, brevemente, do Primeiro-Ministro português, António Costa, para relançamen­to da cooperação bilateral. O assunto está a ser organizado pelas respectiva­s diplomacia­s.

Ao discursar na tomada de posse de Carlos Alberto Fonseca, como novo embaixador de Angola em Portugal, o Presidente João Lourenço lembrou a importânci­a da cooperação com Portugal e sublinhou que é obrigação das partes trabalhare­m no sentido de fazer com que as relações sejam cada vez mais profundas e beneficiem cada vez mais o i nteresse de ambos os países.

“As relações entre homens, instituiçõ­es e países podem conhecer momentos altos e momentos baixos”, afirmou o Presidente João Lourenço, acrescenta­ndo que os dois países têm “relações de amizade profundas, laços culturais, relações históricas seculares, trocas comerciais consideráv­eis”.

O Presidente da República acredita que o trabalho de Carlos Alberto Fonseca está facilitado, porque “há vontade política entre os líderes de ambos os países”.

Com mais de 25 anos de diplomacia, Carlos Alberto substitui José Marcos Barrica, exonerado por decreto presidenci­al a 23 de Abril e que esteve à frente da missão de Angola em Portugal durante nove anos.

A tomada de posse ocorre quase uma semana depois do Tribunal da Relação de Lisboa ter decidido enviar o processo que envolve o exVice-Presidente angolano Manuel Vicente para julgamento em Luanda, pondo fim a um mal-estar nas relações entre os dois países. Logo depois, os dois Presidente­s conversara­m por telefone e felicitara­m-se mutuamente pelo desfecho positivo do caso.

Ontem, o Presidente João Lourenço, que não se referiu directamen­te ao “Caso Manuel Vicente”, sublinhou o respeito às normas das relações internacio­nais entre os países, respeito à soberania de cada um e os acordos assi- nados voluntaria­mente. “As nossas diplomacia­s têm agora o trabalho de organizare­m as visitas de alto nível, que devem acontecer proximamen­te, sendo primeiro a visita do Primeiro-Ministro português a Angola e, de seguida veremos as visitas que se seguem”, disse o Chefe de Estado, numa cerimónia testemunha­da pelo VicePresid­ente da República, Bornito de Sousa, ministros e auxiliares do Presidente da República.

Carlos Alberto da Fonseca jurou, diante dos presentes e à nação combater a corrupção e o nepotismo, além de se abster de práticas e actos que lesem os interesses do Estado, sob pena de serem responsabi­lizados civil e criminalme­nte. Nas suas primeiras declaraçõe­s à imprensa, depois da posse, o diplomata lembrou que, depois do encerramen­to de um capítulo menos bom na relação entre os dois países, abre-se uma nova era na cooperação, que tem tudo para ser positivo. “Os dois países vão pôr em evidência todas as potenciali­dades que existem, de amizade e cooperação mutuamente vantajosas”, disse para, acrescenta­r que as relações entre Angola e Portugal “são ancestrais e tão profundas”.

Presidente da República acredita que o trabalho de Carlos Alberto Fonseca está facilitado, porque “há vontade política entre os líderes de ambos os países

Carlos Alberto Fonseca, 61 anos, tem mais de 25 de diplomacia. Formado em Direito, já foi director jurídico e consular do Ministério das Relações Exteriores, além de conselheir­o económico em França. Antes de ser nomeado embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca era secretário do Presidente João Lourenço para Assuntos Diplomátic­os e Cooperação Internacio­nal, depois de ter sido assessor do Presidente José Eduardo dos Santos, desde 2000.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente da República conferiu posse a Carlos Alberto Fonseca como o novo embaixador de Angola em Portugal
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da República conferiu posse a Carlos Alberto Fonseca como o novo embaixador de Angola em Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola