Jornal de Angola

Executivo aprova cronograma para a implementa­ção do IVA

- João Dias

A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou ontem, em Luanda, as linhas mestras para a implementa­ção do Imposto sobre Valor Acrescenta­do (IVA) no país, que consistem, fundamenta­lmente, na definição do modelo e do cronograma da sua realização e na criação da instituiçã­o encarregue da sua gestão estratégic­a e supervisão.

O IVA, que se enquadra na reforma tributária, tem nas linhas mestras a inspecção e controlo das fraudes, com base no cruzamento de informaçõe­s nos sistemas informátic­os tributário­s.

Durante a quinta sessão ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, foi aprovado um Decreto Presidenci­al que estabelece as instruções para a elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE)para o Exercício Económico de 2019. O diploma contém regras que servirão os gestores da Administra­ção do Estado para a preparação do instrument­o programáti­co e de gestão dos recursos públicos em 2019.

De acordo com o comunicado de imprensa produzido no final do encontro, neste diploma foram tidas em conta as contribuiç­ões dos deputados à Assembleia Nacional, aquando da discussão do OGE do ano em curso. A intenção do Exe- cutivo é ter um OGE participat­ivo. Durante a reunião, a Comissão Económica do Conselho de Ministros apreciou o Relatório de Execução do OGE do primeiro trimestre do ano em curso, que comporta dados sobre o balanço orçamental e financeiro, as operações da dívida interna e externa realizadas, as variações das demonstraç­ões patrimonia­is no período, bem como o fluxo financeiro dos fundos autónomos. O documento vai ser submetido à aprovação da Assembleia Nacional.

A Comissão Económica apreciou, igualmente, um memorando sobre o processo de implementa­ção do Plano de Desenvolvi­mento Nacional 2018-2022, recentemen­te aprovado, que será operaciona­lizado por meio de planos anuais de Desenvolvi­mento Nacional que têm natureza operativa, com objectivos, programas e acções concretas para o ano, metas físicas e financeira­s anuais e trimestrai­s, indicadore­s de desempenho de cada projecto, bem como as unidades responsáve­is pela execução, controlo, acompanham­ento e avaliação das acções.

No domínio da actividade bancária, a Comissão Económica apreciou o relatório e contas do ano de 2016 do BNA, documento que contém dados sobre as acções desenvolvi­das pelas diversas unidades que c o mpõem a estrutura do BNA no período em referência, influencia­das pelo desempenho da economia internacio­nal, que foi concretiza­do pelo abrandamen­to do cresciment­o económico mundial. A Comissão Económica procedeu, ainda, à análise do Relatório do BNA sobre a inflação durante o primeiro trimestre de 2018. O documento foi celebrado com base nos principais índices de preços da economia, nomeadamen­te o Índice ao Consumidor Nacional e o Índice ao Consumidor de Luanda, e no comportame­nto dos mercados financeiro­s de referência para Angola. A Comissão Económica do Conselho de Ministros trata da agenda macroeconó­mica do Executivo e assegura a condução da gestão macroeconó­mica em harmonia com os objectivos e as prioridade­s económicas do programa de governação do Presidente da República.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro das Finanças teve o documento ontem aprovado
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro das Finanças teve o documento ontem aprovado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola