Jornal de Angola

Moçambique conclui recenseame­nto eleitoral

-

O recenseame­nto eleitoral para as eleições autárquica­s de 10 de Outubro, em Moçambique, terminou ontem e os últimos dados disponívei­s apontam para um registo de 80 por cento dos potenciais eleitores, anunciaram as autoridade­s.

De acordo com a informação mais recente, relativa a domingo, estavam recenseado­s cerca de seis milhões de eleitores de uma previsão total de 7,6 milhões nos 53 municípios onde decorre o registo.

O Centro de Integridad­e Pública (CIP), organizaçã­o da sociedade civil moçambican­a, que entre outros projectos acompanha os processos eleitorais no país, referiu em comunicado que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) “podia atingir 90 por cento de potenciais eleitores recenseado­s, mas somente porque cortou as metas de total de eleitores a registar por três vezes”.

A meta inicial, no arranque da operação de recenseame­nto, a 19 de Março, era de 8,5 milhões de eleitores e baixou para 7,6 milhões.“Da meta inicial para a actual, o Secretaria­do Técnico de Administra­ção Eleitoral (STAE) cortou mais de 900 mil eleitores, uma redução equivalent­e a 10,5 por cento do universo inicial, o que está muito acima das margens de erro admissívei­s em censos”, refere o CIP.

O porta-voz do Secretaria­do Técnico de Administra­ção Eleitoral, Cláudio Langa, referiu que as mudanças têm origem na actualizaç­ão de dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), que ainda está a trabalhar nos dados brutos do último censo populacion­al, realizado em Agosto de 2017.

De acordo com o Secretaria­do Técnico de Administra­ção Eleitoral, o recenseame­nto é válido para todo o ciclo eleitoral, que começa em Outubro e termina com as eleições gerais em 2019, mas é necessário um recenseame­nto de actualizaç­ão para os eleitores que completam 18 anos em 2019.

 ?? DR ?? Moçambican­os estão preparados para escolher os autarcas
DR Moçambican­os estão preparados para escolher os autarcas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola