Jornal de Angola

Manifestan­tes saem à rua após estudante ser morto

-

Várias cidades do Senegal foram esta semana abaladas por violentos confrontos que opuseram estudantes às forças da ordem, depois da morte de um universitá­rio no Campus Gaston-Berger de Saint-Louis.

As manifestaç­ões, que envolveram centenas de estudantes, estenderam-se para as Universida­des de Bambey, Ziguinchor e Dakar.

Em Dakar, os confrontos entre os estudantes e a Polícia foram muito intensos, resultando no incêndio de uma viatura em frente à Universida­de Cheikh Anta Diop.

Em Saint Louis, 18 agentes da Polícia ficaram feridos e imóveis foram pilhados, dos quais os gabinetes da direcção do Centro dos Trabalhos Universitá­rios (CROUS) e a casa de Mary Teuw Niane, ministro do Ensino Superior.

Num comunicado, o Governo senegalês deplorou a morte do estudante Mouhamadou Fallou Sène, e o Presidente Macky Sall prometeu esclarecer e responsabi­lizar os autores.

Desde o início do corrente ano lectivo que os estudantes da Saint Louis vinham exigindo o pagamento dos seus subsídios.

Em Janeiro último, o Estado lançou uma nova plataforma numérica, em colaboraçã­o com um banco, para modernizar o seu sistema de pagamentos mas, até agora, várias centenas, de um total dos cerca de 14 mil estudantes inscritos na UGB ainda não dispõem de cartão de crédito.

No Senegal, os dois últimos casos de morte de estudantes em confronto com a Polícia datam de 2001 e 2014.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola