Jornal de Angola

Preço do crude já ultrapassa os 80 dólares

-

O barril de petróleo brent cotou-se ontem a 80 dólares, pela primeira vez desde 2014, com os investidor­es a temerem uma queda da produção na Venezuela e no Irão, de acordo com informaçõe­s do mercado de Londres publicadas na imprensa internacio­nal.

O petróleo do mar do Norte, de referência para venda do crude angolano, alcançou os 80 dólares no Interconti­nental Exchange Futures (ICE) de Londres a meio da manhã de ontem, mais 0,98 por cento que no encerramen­to da sessão anterior.

O petróleo continua em alta devido ao temor dos investidor­es de uma descida da produção global e à queda do fornecimen­to no Irão, que enfrenta sanções económicas (depois de Washington se ter retirado do acordo multilater­al sobre o programa nuclear) e na Venezuela.

Numa reacção àquelas penalizaçõ­es económicas impostas por Washington a Teerão, a petrolífer­a francesa Total anunciou na quartafeir­a que vai abandonar o projecto iraniano South Pars 11 (SP11), um dos maiores campos de gás do mundo, e explicou que 90 por cento do financiame­nto procede de entidades norte-americanas.

Também na quarta-feira, a Agência Internacio­nal de Energia (AIE) considerou que os “principais desafios” para o preço do petróleo são as diminuiçõe­s da produção tanto do Irão, devido à retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear, como da Venezuela, em crise.

“A eventual dupla diminuição da produção do Irão e da Venezuela poderia representa­r o maior desafio para os produtores, que teriam de evitar a abrupta subida dos preços e compensar as quedas daqueles países. E não só se trata de números de barris, mas de qualidade”, alerta a AIE no relatório mensal, que situa o preço do petróleo brent acima dos 77 dólares.

O organismo referiu que os preços do petróleo já aumentaram 75 por cento desde Junho de 2017 e alertou que este agravament­o pode afectar a procura.

 ?? DR ?? Receio de sanções contra o Irão influencia os preços
DR Receio de sanções contra o Irão influencia os preços

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola