Jornal de Angola

Centro tecnológic­o forma mil por ano

Serviço ofertado pelo Governo chinês foi inaugurado pelo titular do pelouro

- Ana Paulo

Um centro de formação instalado no Instituto de Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação (Itel) vai formar mais de mil estudantes por ano, de acordo com informaçõe­s obtidas ontem pelo JornaldeAn­gola no acto de inauguraçã­o.

A academia, aberta como apêndice do Itel, foi inaugurada pelo ministro das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, José Carvalho da Rocha, no quadro de um acordo entre a instituiçã­o que dirige e a companhia chinesa do sector Huawei.

A inauguraçã­o coincidiu com o Dia Mundial das Telecomuni­cações, enquadrand­o-se nos programas adoptados pelo Ministério para assinalar a data.

José Carvalho da Rocha indicou que, numa primeira fase, vão ser formados especialis­tas na área de redes, e, à medida que os instrutore­s forem progredind­o a nível de conhecimen­to, serão acrescenta­das novas ofertas formativas.

O ministro considerou a academia como mais uma etapa no trabalho desenvolvi­do pelo Ministério com o fito de formar jovens angolanos no sector das Tic, em resultado do qual foram criados, até ao momento, vários centros e formação como o Itel, Ngola Mbandi, Isutic e Cinfotec.

José Carvalho da Rocha prometeu que o Ministério vai continuar a trabalhar para que as comunicaçõ­es electrónic­as evoluam de forma célere. “Para a realização dos resultados, temos que continuar a trabalhar nas redes, construir e expandir a nível do território, essencialm­ente investir no homem, para que, futurament­e, se consiga prestar melhor serviço à população, tendo em conta a qualidade e preços”, sublinhou

Para o ingresso na nova academia, a entrada será a custo zero para os estudantes do Itel, enquanto para a sociedade em geral vai ser definido um valor simbólico para facilitar os jovens interessad­os e em busca da formação de qualidade.

Outro aspecto positivo é que os estudantes finalistas do ensino médio de outros institutos que queiram procurar formação profission­al, podem também ingressar na academia. A academia foi uma doação do Governo chinês.

Nos últimos meses do ano passado, o Centro Integrado de Formação Tecnológic­a (Cinfotec), outra importante unidade de formação, anunciou que mais de 11 mil estudantes concluíram cursos técnicos nas áreas de mecânica, metrologia, tecnologia­s de informação e comunicaçã­o e electricid­ade desde que o serviço foi instituído, em Setembro de 2008.

José Carvalho da Rocha anunciou que, numa primeira fase, vão ser formados especialis­tas na área de redes, e, à medida que os instrutore­s forem progredind­o a nível de conhecimen­to, serão acrescenta­das novas ofertas formativas

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Centro de formação foi edificado nas dependênci­as do Itel
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Centro de formação foi edificado nas dependênci­as do Itel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola