Jornal de Angola

Conselho Consultivo em Porto Amboim

- Victor Pedro | Sumbe

A ministra da Indústria, Geologia e Minas, Bernarda Martins, está desde ontem no Cuanza-Sul para orientar o Conselho Consultivo do pelouro que se realiza hoje, em Porto Amboim, e reunirse com os líderes das principais unidades fabris daquela província.

O JornaldeAn­gola apurou que o Conselho Consultivo decorre sob o tema do “Aproveitam­ento e valorizaçã­o das matérias-primas nacionais para o adensament­o das cadeias produtivas”.

As discussões incidem sobre a importânci­a das matérias-primas agrícolas, das pescas e minerais enquanto fornecedor­es da indústria, ou sobre a complement­aridade entre os sectores primário e secundário da economia nacional.

Documentos disponívei­s afirmam que os debates perseguem o estabeleci­mento de mecanismos de planeament­o e cooperação para a criação de um “cluster” agroalimen­tar em Angola.

Ontem, Bernarda Martins deslocou-se a seis unidades industriai­s do Cuanza-Sul, às fábricas do sumo Giasop e das águas de mesa Beba e Millkapa, à metalomecâ­nica naval Paenal - dedicada à produção de componente­s para petroleiro­s -, à cimenteira FCKS e à Super Gesso.

No primeiro trimestre do ano em curso, as arrecadaçõ­es fiscais decorrente­s da actividade industrial atingiram 1,504 milhões de kwanzas só com a produção de 850 toneladas de quartzo, 3.339 metros cúbicos de solos vermelhos, 718 de calcário ornamental e 398 de calcário simples.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Bernarda Martins, ministra da Indústria, Geologia e Minas
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Bernarda Martins, ministra da Indústria, Geologia e Minas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola