Jornal de Angola

Exposição abre hoje na Tamar Golan

- Francisco Pedro

A Galeria Tamar Golan apresenta hoje, às 18h30, a exposição “Projecção do Inírico”, a segunda individual do pintor e escultor Agostinho Kanundula, com 26 obras em diferentes técnicas.

A mostra junta pintura acrílica sobre tela, no estilo figurativo e abstracto, e obras inéditas concebidas em ferro reciclado, com peças de motorizada­s soldadas em suportes rectangula­res e quadrados como se fossem telas emoldurada­s.

O perfil artístico de Agostinho Kanundula é caracteriz­ado pela combinação de diversos elementos estéticos da arte tradiciona­l com os da livre criação da arte contemporâ­nea, em que perduram as ideias e a reclicagem de material.

Professor de Desenho e de Escultura, no Instituto Superior de Artes (Isart), o artista tem formação média em Pintura, pelo Instituto Nacional de Formação Artística (INFA), do Ministério da Cultura, e parte das obras que produz sofre influência de Eleutério Sanches, Gonga e Mayembe, entre outros pintores e escultores nacionais, além disso se tem inspirado nas obras dos mestres mundiais Rodin, Giacomet, Picasso e Jean Miró, entre outros.

Natural de Luanda, nascido aos 16 de Maio de 1982, Agostinho é licenciado em Psicologia. O gosto pelas artes começou no principio da década de 90, com o surgimento da banda desenhada “Mankiko”, tendo daí os primeiros contactos com desenho e pintura. Ao longo do seu percurso artístico, participou em algumas exposições colectivas e numa individual, destacando-se a colectiva de fim do curso médio realizada em 2006 no Salão Internacio­nal de Exposições (Siexpo), no Ens’Arte, edição 2006, e a 2012, no projecto Coopearte, da Galeria Celamar, entre 2006 e 2012.

Participou ainda no primeiro encontro nacional sobre as artes nacionais, realizado na Galeria Humbihumbi, em 2007, na primeira e na segunda Trienal de Luanda, 2007 e 2010. Em 2012, realizou a sua primeira mostra individual, intitulada “A Interacção entre as Artes Plásticas e a Psicologia”, na Faculdade de Ciências Sociais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola