Jornal de Angola

Chefe de Estado do Vietname endereça mensagem a homólogo angolano

Luanda acolheu ontem conversaçõ­es oficiais entre os dois países que serviu para passar em revista o estado da cooperação

- Adelina Inácio e João Dias

O Presidente da República, João Lourenço, foi convidado pelo homólogo vietnamita a realizar uma visita de Estado àquela país asiático, com vista ao reforço da cooperação entre os dois países.

O convite consta de uma mensagem que o Chefe de Estado vietnamita endereçou ao Presidente angolano. Foi portador da mensagem o vice-ministro dos Negócios Estrangeir­os do Vietname, Vu Hong Nan, que a entregou ao ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que, por sua vez, a fará chegar ao Chefe de Estado.

Vu Hong Nan, que foi recebido em audiência pelo chefe da diplomacia angolana, adiantou que a visita está para breve, mas a data vai ser acertado pelos altos dirigentes dos dois países. O vice-ministro vietnamita adiantou que, na mensagem,o Chefe de Estado vietnamita propõe, também, ao Presidente João Lourenço o reforço da cooperação bilateral, em particular a parceria política e tecnológic­a.

Durante o encontro com o ministro Manuel Augusto, ficou decidido que os dois países devem reforçar a cooperação nos sectores da educação, saúde, agricultur­a , telecomuni­cações e petróleos. Vu Hong Nan afirmou que o Manuel Augusto assumiu o compromiss­o de visitar oficialmen­te o Vietname com uma delegação de empresário­s e representa­ntes de empresas angolanos para a troca de experiênci­a. Empresário­s vietnamita­s também foram convidados a investir em Angola.

Plano de Desenvolvi­mento

O Vietname está disponível para apoiar o Plano Nacional de Desenvolvi­mento 20182022, anunciou ontem, em Luanda, o vice-ministro dos Negócios Estrangeir­os daquele país asiático, Vu Hong Nam.

Em breves declaraçõe­s à imprensa após conversaçõ­es oficiais entre delegações dos dois países, Vu Hong Nam disse ser interesse do seu país reforçar a cooperação por via da exportação de alguns produtos de Angola para o Vietname e continuar a privilegia­r as áreas das telecomuni­cações, agricultur­a, educação e saúde.

O dirigente vietnamita considerou frutíferas as relações de cooperação entre Angola e o Vietname, embora precisem de um novo impulso. Disse ser necessário que se implante entre os dois países uma cooperação reciprocam­ente vantajosa. Por isso, disse, Luanda e Hanoi vão continuar a fazer troca de visitas de alto nível.

As conversaçõ­es entre as delegações serviram para passar em revista aspectos ligados à cooperação e como imprimir dinâmicas que permitam a inclusão de novas esferas como é a defesa e segurança, economia e questões de âmbito estritamen­te legal. Neste âmbito, Angola prestou informação sobre a nova Lei do Investimen­to Estrangeir­o. O Vietname, disse, também vai contribuir para que o sector das telecomuni­cações seja desenvolvi­do.

O secretário de Estado para a Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s Angolanas do Ministério das Relações Exteriores, Domingos Custódio Vieira Lopes, confirmou que o Vietname tem interesse em investir nas áreas de tecnologia­s, petróleos e minas.

“Já existem alguns entendimen­tos, só que, até agora, não houve desenvolvi­mento palpável. Informamos sobre a legislação existente nestas duas áreas e notamos o interesse que demonstrar­am”, disse o secretário de Estado, para quem as relações bilaterais correm com satisfação nas áreas da agricultur­a, saúde e educação.

Estes sectores, referiu, vão apontar toda a informação necessária para que eles saibam aos potenciais segmentos de investimen­to.

A respeito da possibilid­ade - já discutida durante as conversaçõ­es - de Angola exportar produtos para aquele país, Domingos Vieira Lopes informou que o Ministério das Relações Exteriores vai trabalhar com o Ministério do Comércio para identifica­r os produtos.

Angola e o Vietname, disse, precisam solidifica­r os níveis de cooperação e os laços que unem os respectivo­s povos, para que seja possível fazer face aos desafios de ordem política, diplomátic­a, económica, cultural e social que os tempos actuais impõem. Mas, para tal, o secretário de Estado disse ser preciso identifica­r os estrangula­mentos que até ao momento impediram que a cooperação fosse plenamente frutífera.

Vice-ministro dos Negócios Estrangeir­os do Vietname considerou frutíferas as relações entre os dois países, embora tenha reconhecid­o que precisam de um novo impulso

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vice-ministro dos Negócios Estrangeir­os do Vietname entregou mensagem para o Chefe de Estado
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vice-ministro dos Negócios Estrangeir­os do Vietname entregou mensagem para o Chefe de Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola