Jornal de Angola

“Capacetes azuis” na RCA expulsam rebelião da cidade de Bambari

-

Os capacetes azuis da ONU retomaram quinta-feira a cidade de Bambari (Norte), face à eclosão de ataques armados que custaram a vida a oito pessoas e o ferimento de seis outras, anunciou à Prensa Latina uma fonte oficial.

Após acções dos soldados da Missão Unidimensi­onal para a Estabiliza­ção da República Centro Africana (Minusca) restabelec­eu-se o controlo em Bambari, confirmou o porta-voz dessa força, cujas posições têm sido objecto de vários ataques armados nas últimas semanas. Testemunha­s afirmaram que o grupo armado União para a Paz na República Centro Africana (UPRC) atacou as sedes das forças da ordem e da Polícia, a base da Minusca, escritório­s de organizaçõ­es não-governamen­tais, a Paróquia de São João, naquela cidade, e desfilaram pela mesma disparando ao ar.

O ataque de quarta-feira, coloca em dúvida as alegações do porta-voz da ONU no sentido de que a cidade “está livre de membros da UPRC”, um dos grupos armados que disputa pelo controlo dos território­s e recursos.

Por outro lado, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou, na quinta-feira, um ataque à Missão de Estabiliza­ção da ONU na República Centro Africana (MINUSCA), que causou a morte de um soldado da paz.

 ?? DR ?? Missão militar das Nações Unidas alarga cordão de segurança
DR Missão militar das Nações Unidas alarga cordão de segurança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola