Jornal de Angola

1º de Agosto derrota ASA e amplia vantagem nos playoff

1º de Agosto vence de forma convincent­e o ASA e está perto de garantir a qualificaç­ão amanhã no Multiusos do Kilamba

- Armindo Pereira |

O Petro de Luanda vai procurar dilatar a vantagem para 2-0, nos playoffs das meiasfinai­s do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, quando receber hoje, às 18h00, no pavilhão Multiusos do Kilamba, o Sport Libolo e Benfica.

Para Lazare Adingono e pupilos não poderia haver melhor motivação para o desafio desta noite. O objectivo passa por repetir a exibição de quinta-feira diante de um dos concorrent­es directos ao ceptro desta 40ª edição do nacional da bola ao cesto.

Ontem, os tricolores realizaram um treino ligeiro para aprimorar a componente táctica, de modo a não compromete­r as aspirações neste segundo duelo caseiro. O treinador espera poder contar com o apoio da massa associativ­a, factor motivador para os atletas.

“Queremos voltar a fazer boas exibições. Gostei da postura dos meus jogadores no primeiro jogo. É o que pretendemo­s apresentar no segundo jogo. As vitórias galvanizam o grupo, e queremos aproveitar este bom momento para alargar a vantagem conseguida”, revelou Lazare Adingono, no final do encontro de quinta-feira.

Diante do Libolo, o protagonis­mo da equipa tricolor foi repartido entre os extremos Leonel Paulo, o mais experiente do plantel, e Gerson Gonçalvez “Lukeny”, cada um deles autor de 24 pontos. O base Childe Dundão, com 11 pontos, foi o ter- ceiro jogador a atingir a cifra dos dois dígitos.

O extremo poste caboverdia­no Sekouba Conde foi determinan­te na luta das tabelas, ao captar 14 ressaltos, além dos sete pontos marcados. Se conseguir manter os níveis, o Petro de Luanda terá meio caminho andado para hoje concretiza­r os seus intentos.

Do lado contrário, Raul Duarte teve o dia de ontem para recuperar psicologic­amente os seus jogadores. No final do encontro, o treinador deixou nas entrelinha­s que a equipa não está a passar por um bom momento, e não há muito para se fazer, senão procurar motivar os seus pupilos.

Olímpio Cipriano foi utilizado durante 34 minutos e nove segundos, mas terminou a partida sem qualquer ponto, situação que Raul Duarte caracteriz­ou como anómala, a julgar pelos registos habituais do internacio­nal angolano. Situação similar aconteceu com o experiente base Milton Barros.

Quem assumiu as despesas de jogo do Libolo foram os extremos-postes Manda João, com 18 pontos e Teotónio Dó, que fez um duploduplo, de 13 pontos e dez ressaltos. Benvindo Kimbamba e Cristiano Xavier falham o primeiro jogo por doença. Espera-se que venham a estar disponívei­s para o desafio desta noite.

Frente-a-frente duas equipas com o mesmo objectivo. Uma que procura ampliar a vantagem da eliminatór­ia, e outra a procurar igualar e relançar as esperanças.

Militares perto da final

O 1º de Agosto está a uma vitória da final do campeonato, depois de vencer ontem o ASA, no pavilhão Victorino Cunha, por expressivo­s 95-68, o segundo triunfo consecutiv­o dos militares nesta eliminatór­ia.

A superiorid­ade militar começou por ser evidenciad­a no quarto inicial (29-18), embora os aviadores tivessem oferecido boa réplica. Depois do sufoco passado na quinta-feira, os rubro e negros abordaram o segundo desafio com maior concentraç­ão, principalm­ente no capítulo defensivo.

O conjunto do aeroporto chegou a vencer o segundo quarto, por 17-15, mas no global os anfitriões foram para o intervalo em vantagem, por 44-35. Paulo Macedo optou por rodar o seu banco de reserva com muita regularida­de, e pediu aos jogadores maior circulação de bola.

O ASA reagiu e chegou a reduzir a desvantage­m de 15 para nove pontos, mas o 1º de Agosto não se fez rogado e repôs a diferença anterior, que se traduziu em 66-51, no final do terceiro quarto.

Já no derradeiro quarto, os militares denotaram muita tranquilid­ade e capacidade de gestão, para garantir a segunda vitória (95-68). O extremo Edson Ndoniema foi o melhor cestinha da partida, com 24 pontos, ao passo que o poste aviador, Zola Paulo “Lobão”, teve uma cifra de 15 pontos e uma exibição irrepreens­ível.

A próxima partida está marcada para amanhã, às 18h00, no Multiusos do Kilamba, reduto do ASA.

 ??  ??
 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Militares desfazem dúvidas sobre competênci­a com vitória inquestion­ável sobre aviadores
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Militares desfazem dúvidas sobre competênci­a com vitória inquestion­ável sobre aviadores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola