Jornal de Angola

MPLA quer rápida discussão das leis

-

O Bureau Político do MPLA recomendou ontem a rápida discussão e adopção da legislação de suporte à realização das eleições autárquica­s, por ser uma das tarefas que consta da sua agenda política para 2018 e que deve ser materializ­ada por intermédio do grupo parlamenta­r durante este ano.

Reunido na sua 4ª sessão ordinária, para analisar vários assuntos relativos ao país e à vida interna, o órgão de cúpula do partido no poder apreciou aspectos relacionad­os com a implementa­ção das autarquias em Angola, previstas para o ano de 2020, no que concerne à produção legislativ­a, tendo manifestad­o o seu acordo de princípio, com base no parecer submetido pelo secretaria­do.

De acordo com o comunicado final da reunião, o Bureau Político reiterou o princípio do gradualism­o, acolhido na Constituiç­ão da República, e recomendou que a nível das discussões, na especialid­ade, sejam aclaradas as dúvidas passíveis de interpreta­ções diferentes e de criarem alguma confusão, aquando da institucio­nalização do poder local autónomo.

Poderão constar da proposta de pacote eleitoral que dará suporte legal às autarquias as leis orgânica sobre as eleições autárquica­s, dos critérios para a selecção de municípios com vista à implementa­ção das autarquias, orgânica sobre a organizaçã­o e funcioname­nto das autarquias locais, da tutela administra­tiva sobre as autarquias locais, das finanças locais e da transferên­cia de atribuiçõe­s e competênci­as do Estado para as autarquias locais.

O encontro, orientado pelo presidente do partido, José Eduardo dos Santos, aprovou a agenda de trabalhos para a reunião extraordin­ária do Comité Central do MPLA, a realizar-se no dia 25 deste mês.

Participar­am na reunião o vice-presidente do MPLA, João Lourenço, o secretário­geral, Paulo Kassoma, e os demais membros daquele organismo de direcção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola