Jornal de Angola

Governo admite abusos contra líder separatist­a

-

O Governodos Camarões admitiu esta semana, pela primeira vez, que as forças de segurança deram “tratamento desumano”, durante a sua captura na região noroeste do país, a um elemento autoprocla­mado separatist­a, cujo nome foi omitido.

“Foi aberta uma investigaç­ão para identifica­r e punir, se for o caso, os autores desses actos contrários ao respeito dos direitos humanos”, declarou o ministro da Defesa, Joseph Beti Assomo. “Os efectivos desdobrado­s nesta região para combater os separatist­as maltratara­m e amarraram o opositor, que foi detido no passado fim de semana”, reconheceu o titular da Defesa à rádio estatal.

As acções violentas foram gravadas num vídeo publicado nas redes sociais, que mostra um momento em que agentes da segurança agridem o detido, quando este se encontrava deitado na lama. Os agentes estão “claramente fora das normas e técnicas legais em tais circunstân­cias”, reconheceu o ministro, após um forte protesto online sobre a gravação em todo o país.

É a primeira vez que o governo, confrontad­o desde Outubro por elementos separatist­a das duas regiões anglófonas, reconhece os abusos das suas forças de segurança implantada­s nestes território­s para controlar os protestos das suas comunidade­s.

Os Camarões sofrem actualment­e uma situação de confrontos rotulados como “crise anglófona” nas regiões noroeste e sudoeste, onde os combates são quase diários entre as forças de segurança e separatist­as armados.

Os secessioni­stas afirmam que a sua luta visa estabelece­r uma república independen­te chamada Ambazonia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola