Jornal de Angola

Uma viatura ligeira atropela sete pessoas

- André da Costa

Dois cidadãos morreram ontem, por volta das 16 horas, junto ao antigo mercado da Estalagem, em Viana, em consequênc­ia de uma acidente causado por uma viatura modelo Haime, de fabrico chinês.

Além das vítimas mortais, a mesma viatura também colheu cinco outras pessoas, duas das quais se encontram em estado grave e continuam internadas numa unidade hospitalar, enquanto os restantes receberam alta no mesmo dia.

As vítimas pretendiam fazer a travessia de um lado para o outro, ignorando as duas pedonais aí existentes. O chefe de Secção de Acidentes da Unidade de Trânsito de Luanda, inspector-chefe António Mandinga, disse ao Jornal de Angola que esteve na origem do acidente o excesso de velocidade, aliado à negligênci­a dos peões que decidiram transpor os separadore­s quando atravessav­am a via, numa área onde há duas pontes pedonais.

Entre as vítimas, as cinco que receberam alta e duas que se encontram sobre cuidados médicos são senhoras, assim como outras duas, de sexo feminino, que tiveram morte imediata.

António Mandinga esclareceu que os feridos graves recebem tratamento médico no Hospital Geral de Luanda, ao passo que os feridos ligeiros foram assistidos na unidade sanitária do Capalanga. O autor do acidente é um cidadão angolano e que já se encontra a contas com a justiça. O chefe da Secção a Unidade de Trânsito disse que habitualme­nte têm realizado campanhas de sensibiliz­ação rodoviária junto da população no sentido de procederem a travessia de forma segura pelas pedonais, de modo a prevenir-se os acidentes de viação.

Ainda esta semana foi realizada uma palestra sobre a sinistrali­dade rodoviária com crianças, numa das creches da Centralida­de do Kilamba, em Luanda.

De 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2017, a Direcção Nacional de Viação e Trânsito registou 9.937 acidentes de viação em todo o país, o que resultou em 2.569 mortos e 10.881 feridos.

Dos 9.937 acidentes, mais três mil foram causados por atropelame­ntos. Dos 2.569 mortos por acidentes de viação, cerca de 500 resultaram de atropelame­ntos.

 ?? ANGOP ?? População ignora as pedonais
ANGOP População ignora as pedonais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola