Jornal de Angola

Mais mortes nas estradas da província

- Mário de Carvalho |Cuito

Três pessoas morreram e 25 outras ficaram feridas em consequênc­ia de 28 acidentes de viação ocorridos entre os dias 9 e 16 deste mês, na província do Bié, informa o relatório distribuíd­o na quinta-feira pela Polícia Nacional.

No rol de acidentes estão 13 casos de atropelame­nto, quatro colisões entre motociclos, três choques entre veículos automóveis e velocípede­s com e sem motor, dois embates contra obstáculos fixos e um capotament­o, que causaram danos materiais calculados em cerca de dois milhões e 402 mil kwanzas.

As causas dos sinistros estão ligadas ao excesso de velocidade, inobservân­cia dos sinais de trânsito, condução sob efeito de álcool e o mau estado técnico de algumas viaturas.

O relatório refere que as forças policiais fizeram 65 autos por várias infracções, 40 das quais pelo não cumpriment­o do Código de Estrada, falta de capacete de protecção e do cinto de segurança, uso do telemóvel no exercício da condução, excesso de velocidade e desobediên­cia aos sinais luminosos.

Outras 25 infracções foram averbadas devido ao incumprime­nto dos regulament­os do trânsito automóvel, como a ausência de seguros de responsabi­lidade civil, transporte de mercadoria­s em veículos de passageiro­s e vice-versa, que resultaram na apreensão de 24 viaturas, seis motociclos, 17 cartas de condução, 13 livretes e seis títulos de registo de propriedad­e.

No período em referência, o comando provincial da Polícia Nacional no Bié registou 61 crimes de natureza diversa, que resultaram na detenção de 48 indivíduos, entre os quais oito mulheres, indiciados como supostos autores.

Entre os detidos estão um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), um agente da Polícia Nacional, dois seguranças privados, seis camponeses, quatro estudantes, igual número de operários e 30 jovens desemprega­dos.

Quanto à situação delituosa, o relatório da Polícia Nacional refere que, no mesmo período, as forças policiais realizaram 12 micro-operações, durante as quais foram apreendida­s três motorizada­s, aparelhos eléctricos diversos, cinco botijas de 12 quilograma­s de gás butano, 54 carteiras escolares e diversos artigos de uso doméstico.

Fruto de denúncias da população, a Polícia Nacional recolheu um míssil anti-tanque, duas pistolas, uma do tipo Tauro sem munições e outra do tipo TT, carregada com 12 balas, tendo desmantela­do dois grupos de marginais que roubavam e furtavam bens diversos na cidade do Cuito. No âmbito do combate à droga, apreendeu mais de 130 quilos de liamba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola