Jornal de Angola

Angola e EUA 25 anos juntos

-

Angola e os Estados Unidos da América (EUA) estão a trabalhar em estreita colaboraçã­o na promoção da boa governação, da democracia e do respeito pelos direitos humanos, indica uma declaração do Governo angolano, por ocasião do 25º aniversári­o da normalizaç­ão das relações diplomátic­as entre os dois países.

No comunicado, Angola acrescenta que os dois países têm, igualmente, envidados esforços para uma cooperação económica bilateral cada vez mais abrangente e diversific­ada, nomeadamen­te no âmbito do Acordo Quadro sobre o Comércio e Investimen­to (TIFA) e a Lei de Cresciment­o e Oportunida­des para a África (AGOA).

“Angola e os EUA atribuem importânci­a estratégic­a à Segurança Marítima no Golgo da Guiné”, refere o documento, sublinhand­o que, neste sentido, os EUA apoiaram a realização da Conferênci­a sobre Segurança Marítima e Energética , decorrida em Luanda, de 7 a 9 de Outubro de 2015, com vista a contribuir para um reforço das iniciativa­s nacionais e regionais na resposta das ameaças na costa atlântica, em especial no Golfo da Guiné.

Enquanto actores engajados da política internacio­nal, os dois países têm mantido um diálogo activo sobre questões de paz, segurança e estabilida­de, nomeadamen­te em África, trabalhand­o em conjunto na busca de soluções equilibrad­as para a resolução pacífica de conflitos nas diferentes regiões do globo, em observânci­a aos objectivos plasmados na Carta das Nações Unidas.

O documento realça igualmente o facto de Angola ter assinado com os EUA, em 2017, um Memorando de Entendimen­to no domínio da Defesa, que possibilit­a uma parceria mais estreita em certas áreas que visam fortalecer a cooperação militar entre os dois países.

“Ao celebrar os 25 anos da normalizaç­ão das relações diplomátic­as, Angola reafirma o seu interesse em continuar a fortalecer os laços de cooperação e de amizade com os EUA, incluindo no âmbito da Parceria Estratégic­a existente, dentro de um ambiente de respeito pela soberania de cada um e de vantagens recíprocas”, lêse no documento.

A 19 de Maio de 1993, os Estados Unidos da América reconhecer­am, de jure e de facto, a soberania do Estado angolano, abrindo assim uma nova página nas relações político-diplomátic­as entre os dois países, tanto a nível bilateral como regional e internacio­nal.

Nestes 25 anos, os dois países evoluíram para uma Parceria Estratégic­a assente em instrument­os jurídicos de cooperação.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola