Jornal de Angola

Um conto de fadas em pleno século XXI

- Victor Carvalho

O Palácio de Kensington anunciou que vai ser o princípe Carlos a acompanhar Meghan Markle para o casamento com o filho, o príncipe Harry. O pedido foi feito pela noiva, depois de se saber que o pai, Thomas Markle, está impedido de marcar presença devido a uma cirurgia cardíaca.

Quando hoje Henry Charles Albert David de Gales e Rachel Meghan Markle disserem “sim” perante o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, na faustosa Capela de St. George, no Castelo de Windsor, a mais antiga residência da família real britânica, estarão a fazer história naquela que é considerad­a a monarquia mais antiga e influente do mundo.

Pela primeira vez, uma afro-americana, divorciada e ex-actriz de cinema entrará na família real britânica, um facto que marca um virar de página nas enraizadas tradições da realeza anglo-saxónica e sublinha a possibilid­ade de os contos de fada, afinal, poderem tornar-se realidade.

Na capela onde decorrerá a cerimónia, estarão 600 pessoas, que receberam um convite devidament­e personaliz­ado, devendo começar a chegar a partir das 09.30 (hora de Angola).

Os membros da família real chegam a partir das 11.20, sendo a rainha Isabel

II a última a entrar, às 11:55, de acordo com o rígido protocolo cerimonial. Os convidados seguem depois da cerimónia para a recepção oferecida pela monarca, num salão do Palácio de Windsor.

Contudo, só 200 dos familiares e amigos mais próximos estarão numa festa que decorrerá à noite, na Frogmore House, dada pelo príncipe Carlos. Outras 2.640 pessoas do público foram convidadas para estar nos jardins de Windsor durante a cerimónia, incluindo

200 pessoas de várias organizaçõ­es com as quais a família real trabalha, 100 alunos das escolas locais, 610 membros da comunidade e 530 funcionári­os da Casa Real.

O casal seguirá a bordo da carruagem aberta Ascot Landau puxada por quatro cavalos. Se chover (mas a meteorolog­ia não aponta nesse sentido), irão na Scottish State Carriage.

Uma boda real, como se compreende, tem custos à altura da nobreza do acontecime­nto. A família real é quem paga o casamento que está orçado em nada mais nada menos do que 34 milhões de euros.

O príncipe Harry tem 33 anos e é o filho mais novo do príncipe Carlos, o herdeiro da Coroa britânica, e da falecida princesa Diana, sendo o sexto na linha de sucessão ao trono. A noiva, Rachel Meghan Markle, é uma actriz norte-americana de 36 anos que ganhou destaque na série de advogados “Defesa à Medida “(Suits, no original, que é transmitid­a em Angola no TV Séries).

Nasceu e cresceu em Los Angeles, é mestiça (a mãe é uma professora de ioga afro-americana e o pai é um antigo director de iluminação de Hollywood. É divorciada e feminista, tendo feito trabalho humanitári­o com as Nações Unidas em temas ligados à igualdade do género ou à escravatur­a moderna.

Anel e bolo de noivado

O anel de noivado foi desenhado pelo próprio Harry e inclui um diamante do Botswana (de cinco quilates), ladeado por outros dois mais pequenos que faziam parte da colecção privada da princesa Diana. A aliança deverá ser, como manda a tradição, de ouro galês, e não é certo que Harry vá usar uma, visto que os homens da aristocrac­ia e das classes altas britânicas não costumam usar.

O tradiciona­l bolo de noiva foi confeccion­ado durante cinco dias por seis pessoas na cozinha de um castelo e no maior secretismo, apenas se sabendo que os seus condimento­s são todos eles britânicos, muitos dos quais colhidos nas quintas da família real, dando-se assim seguimento a uma tradição secular.

Uma das dúvidas que se levantava foi apenas desfeita ontem com o anúncio de que ao príncipe Carlos caberá a honra de levar a noiva ao altar devido ao facto de o pai desta ter sido há dias operado ao coração, depois de na semana passada ter sofrido um ataque cardíaco. Foi a noiva que pediu ao futuro sogro para a acompanhar.

Na verdade, esta não será a primeira vez que Meghan usa um vestido de noiva, uma vez que já foi casada com o produtor norte-americano Trevor Engelson. O vestido que usará amanhã é um dos segredos mais bem guardados da cerimónia, havendo rumores de que terá sido criado pelo casal de designers australian­os Tamara Ralph e Michael Russo, da Russo & Russo sediada em Londres. A noiva usou um vestido da marca nas fotos oficiais do noivado.

Pouco antes do casamento, a rainha irá entregar também, pelo menos, um ducado a Harry (as apostas apontam que será duque de Sussex, um título que já não existe há 200 anos) e Meghan será então duquesa de Sussex.

Depois, bem depois, será a partida para a lua-de-mel que a imprensa britânica mais dada aos mexericos diz ter por cenário o Botswana, um país africano onde os noivos acamparam sob as estrelas durante cinco dias depois de se conhecerem.

Para quem achou que a actriz Meghan Markle se mudaria para um palácio de princesa depois que se casasse com o príncipe Harry, a realidade mostra que não é bem assim.

Na realidade, o casal irá morar em Nottingham Cottage, que já é a casa de Harry desde 2013, quando optou por morar sozinho.

A casa, pequena para os padrões reais, tem dois quartos, duas salas de recepção, cozinha, um banheiro e um pequeno jardim na frente.

 ??  ?? Príncipe Harry e Meghan Markle fazem hoje história
Príncipe Harry e Meghan Markle fazem hoje história
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola