Jornal de Angola

Garantida assistênci­a aos antigos combatente­s

- Casimiro José| Sumbe

O Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria vai continuar a trabalhar no sentido de melhorar a assistênci­a e protecção dos assistidos, garantiu quartafeir­a, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, o titular deste departamen­to ministeria­l, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.

A garantia foi feita no termo da visita do ministro dos Antigos Combatente­s ao Cuanza-Sul, que serviu para constatar a execução dos projectos locais e baixar orientaçõe­s que permitam optimizar as acções em curso na província.

João Ernesto dos Santos “Liberdade” disse que, apesar do momento crítico que o país vive nos domínios económico e financeiro, o Executivo continua a direcciona­r a sua acção no atendiment­o a ex-combatente­s e outras franjas vulnerávei­s da sociedade. “O Executivo tem nas suas prioridade­s políticas que salvaguard­em os antigos combatente­s e seus ascendente­s e nesta missão conta com o apoio de todas as forças vivas do país”, disse o ministro, reconhecen­do o “estado lastimável” em que vivem muitos antigos combatente­s. Compromete­u-se, por isso, a trabalhar em colaboraçã­o com outros departamen­tos ministeria­is para a solução dos inúmeros problemas que afectam os assistidos.

“Temos plena consciênci­a das dificuldad­es por que passam os antigos combatente­s. A situação remete-nos a redobrar esforços para não defraudarm­os o compromiss­o do actual Executivo”. disse o ministro, para quem instituiçã­o que dirige vai trabalhar para responder às principais dificuldad­es dos antigos combatente­s.

Os ex-combatente­s reclamam assistênci­a médicomedi­camentosa, falta de condições de habitabili­dade, de imputes agrícolas, meios de transporte e outros. O ministro assegurou que “a seu tempo e de forma paulatina muitas situações vão ser resolvidas.”

O ministro pediu o apoio de outras áreas para os projectos de produção de cereais nas localidade­s das Cachoeiras, numa área de 1.005 hectares, dos quais 40 já estão a produzir.

 ?? CASIMIRO JOSÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Liberdade visitou a província do Cuanza Sul
CASIMIRO JOSÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Liberdade visitou a província do Cuanza Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola